Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Mulheres na UFPI: Conheça algumas das mulheres que atuam no Campus de Picos
Início do conteúdo da página

Mulheres na UFPI: Conheça algumas das mulheres que atuam no Campus de Picos

Imprimir
Última atualização em Sexta, 08 de Março de 2024, 10h41

Dia_da_mulher_parabéns_moderno_floral_post_de_instagram_1_copy.png

Neste dia 8 de março, celebramos o Dia Internacional da Mulher. Nossa homenagem se volta para conhecer a trajetória de algumas delas.

IMG-20240307-WA0029.jpg

Patrícia Gonzaga, professora e vice-diretora do Campus

“Sou Patricia da Cunha Gonzaga Silva, professora Adjunto DE, na área Ensino de Ciências, no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. Atualmente, exerço o cargo de Vice-Diretora do CSHNB (quadriênio 2021-2025), e sinto-me feliz e motivada a trabalhar em uma instituição tão nobre e de grande relevância para o nosso Piauí há 9 anos. Como mulher, em nenhum momento tive o sentimento de incapacidade ou fui desqualificada em meu trabalho. Ao contrário, sempre fui valorizada e sinto-me útil e capaz em realizar qualquer atividade no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e gestão, em uma universidade  extraordinária e de referência. Atuo no Conselho do CSHNB (desde o ano de 2020), sou doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí – UFPI, pós-graduada em Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas com ênfase em Educação Ambiental, pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Graduada em Pedagogia, pela Faculdade Entre Rios do Piauí - FAERPI. Líder do Grupo de Pesquisa "Ensino de Ciências e Biologia: novas perspectivas de discussão" (ECBioD) e Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Ensino de Ciências (NEsPEC). Atuei como Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas - CSHNB - UFPI (gestão 2020-2021), como membro do Colegiado do Curso de Ciências Biológicas (2020-2021), Núcleo Docente Estruturante do Curso de Ciências Biológicas (2020-2021), Assessoria de Ensino do CSHNB (2021). Coordeno a Comissão Própria Setorial de Avaliação do CSHNB, participo da Comissão de Governança Setorial do CSHNB, Comissão de Proteção aos Animais do CSHNB e venho desenvolvendo estudos e pesquisas que versam sobre formação de professores, práticas pedagógicas, estágio supervisionado e ensino de Ciências e Biologia. Aproveito este dia alusivo às mulheres para manifestar minha gratidão pelo meu ofício, por servir ao próximo e contribuir para a transformação de vidas e de uma sociedade ainda melhor, por meio de uma educação que atenda aos seus anseios e necessidades! A todas às mulheres que fazem parte da comunidade acadêmica ufpiana, um feliz dia das mulheres! Vocês nos inspiram com sua força, coragem e determinação!!!”

IMG-20240307-WA0040.jpg

Daniela Rosa, Pedagoga.

“Daniela ROSA Alves da Silva Pereira - Pedagoga na LEDOC/Picos desde 2014, realizando o sonho profissional de estar envolvida na Educação do Campo.Um serviço que renova energias, traz a sensação de bem estar, alimenta a esperança de ser útil, de fazer diferença na trajetória de alguém... Enfim, acreditando profundamente na máxima bíblica que _tudo que semearmos isso mesmo colheremos_ (Gálatas 6), sempre tento desempenhar as funções com dedicação”.

IMG-20240307-WA0028.jpg

Nilcélia Macêdo, Técnica de Laboratório

“Sou Nilcélia Macêdo, Técnica de Laboratório da UFPI, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, faço parte da UFPI como Servidora Pública Federal há 17 anos. Durante esse tempo, a sensação é de dever cumprido, gratidão e orgulho, por ter feito parte da história de evolução do Campus de Picos, contribuindo com a estruturação dos Laboratórios Multidisciplinares de Ciências da Natureza e Saúde e por fazer parte dessa família ufpiana. Tenho, ainda, uma felicidade imensa em ser servidora pública, podendo assim, levar para os cidadãos da minha região, o melhor atendimento que eu possa desempenhar, de acordo com as minhas atribuições. Sou grata, ainda aos colegas, que caminharam e caminham comigo ao longo dessa jornada.”

IMG-20240307-WA0027.jpg

Profª. Drª Joilane Alves Pereira Freire

“Estou a 15 anos como docente do curso de Graduação em Nutrição da UFPI CSHNB. Tendo atuado algumas vezes como coordenadora do curso, mas o que me deixa feliz é poder contribuir com a formação acadêmica e o incentivo a pesquisa científica, com inúmeras oportunidades de orientações na graduação e pós graduação, que resultaram em publicações de livros e  capitulos de livros nacionais e internacionais, bem como a contribuição acadêmica a partir de publicações de artigos científicos.”

IMG-20240307-WA0030.jpg

Shyara Santos Vieira, Técnica em Assuntos Educacionais.

“Atuo na UFPI/ Campus de Picos há 16 anos,  exercendo o cargo de Técnica em Assuntos Educacionais, com função de assessoramento técnico-administrativo em matéria de legislação institucional, orientação educacional e trâmites de processos diversos junto à Direção do CSHNB. Sinto-me feliz em poder contribuir com uma  instituição que presta serviços educacionais significativos para a sociedade piauiense e brasileira”.

IMG-20240307-WA00312.jpg

Icelsa Barros, Técnica aposentada.

“O início do meu trabalho na UFPI foi em dezembro de 1980, no Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), com um trabalho voltado pra extensão rural no interior de Picos (digo; na comunidade Ibiratanha, Muquém etc). Em 1989, fui lotada na UFPI  campus de Picos, exercendo várias funções técnico-administrativas. O último  setor de lotação até  o processo de aposentadoria na secretaria dos  cursos de: Letras, Pedagogia e Historia - UFPI Campus de Picos. Isso, durante 33 anos”.

IMG-20240307-WA00362.jpg

Adeildes  Barbosa da Silva

“Trabalho na UFPI como terceirizada há 17 anos. Sou feliz por trabalhar na UFPI pela amizade e consideração  dos servidores da UFPI, que nos trata com igualdade”.

IMG-20240307-WA0067-removebg-preview.png

Juliana Menezes, discente do curso de História.

"Para mim, estar na UFPI representa tudo, por ser uma mulher cadeirante. Sempre persistir naquilo que eu queria e quero, pois entrar na UFPI foi um dos meus sonhos. Já fez 6 anos que estou aqui, e desde de quando entrei encontrei muitas barreiras, mas nunca desisti, e a minha palavra chave é persistência". 

Confira a mensagem a seguir a mensagem da direção do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros sobre o Dia Internacional da Mulher:

O dia de hoje tem uma grandiosidade tamanha que é celebrado internacionalmente!
Em nosso Campus, grande parte do trabalho desenvolvido, com tanta competência, é feito por mulheres: professoras, servidoras técnicas, terceirizadas e alunas.

Nossos cumprimentos e nossa gratidão a todas vocês!

Prof. Juscelino Nascimento
Diretor

Profa. Patricia Gonzaga
Vice-diretora

 

Fim do conteúdo da página