Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sobre CSHNB
Início do conteúdo da página

Campus Senador Helvídio Nunes de Barros

Imprimir
Publicado: Quarta, 11 de Outubro de 2017, 15h49

        O Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), sediado à Rua Cícero Duarte, n. 905, Bairro do Junco, em Picos (PI), foi criado no ano de 1982 com 5 (cinco) Cursos de Licenciatura Curta (duração de dois anos), a saber: Ciências de 1º grau, Estudos Sociais de 1º Grau, Letras de 1º Grau, Pedagogia com Habilitação em Supervisão e Pedagogia com Habilitação em Administração. Em 1984 é autorizada a plenificação (duração de quatro anos) dos cursos de Pedagogia/Supervisão e Pedagogia/Administração, bem como a criação dos cursos de Licenciatura Plena em Letras e Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação em Magistério. Todavia, a inexistência de documentação que comprovasse juridicamente a criação do Campus, a falta de espaço apropriado para as atividades acadêmicas, além do baixo índice de aprovação nos vestibulares fizeram com o mesmo fosse fechado, por unanimidade de votos no Conselho Universitário da UFPI, em 25 de junho de 1987.

        Quatro anos depois, em 10 de junho de 1991, é autorizado a reabertura do Campus com apenas 2 (dois) cursos de Licenciatura Plena: Letras e Pedagogia- Habilitação em Magistério. Em 2006, após a adesão da UFPI ao Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades - REUNI, foram implantados mais 7 (sete) novos cursos (Administração, Ciências Biológicas, Enfermagem, História, Matemática, Nutrição, Sistemas de Informação) e no ano de 2013 foi instituído o Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza- LEDOC, totalizando em 10 (dez) modalidades de graduação. Convém lembrar que, data de 2006 a oficialidade da criação do Campus antes denominado Campus do Junco, doravante passou a ser chamado de Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB).

        No ano de 2016 foi criado o Curso de Medicina que, por intermédio do Programa do Governo Federal denominado “Mais Médicos”, resolveu ampliar os Cursos de Medicina pelo país, e por meio dessa ação nosso Campus foi contemplado, inicialmente, ofertando 30 vagas anuais para candidatos inscritos e habilitados por meio do ENEM/SISU. Tal programa contempla a reestruturação do sistema de formação de médicos, e a interiorização dos cursos de Medicina através das Universidades Federais do País, principalmente. 

        Atualmente, o Campus Senador Helvídio Nunes de Barros contabiliza o número de 11 (onze) Cursos de Graduação, sendo 6 (seis) Licenciaturas: Ciências Biológicas, Educação do Campo/Ciências da Natureza, História, Letras, Pedagogia e Matemática; e 5 (cinco) Bacharelados: Administração, Enfermagem, Medicina, Nutrição e Sistemas de Informação. Desta feita, o CSHNB assume o responsabilidade social de formar cidadãos, estimular o desenvolvimento regional, a produção e a disseminação de conhecimentos nas diversas áreas das ciências, das culturas e das tecnologias.


Regimento Interno do CSHNB

 

Endereço: Rua Cícero Duarte, nº 905 - Bairro Junco - Picos/PI - CEP: 64.607-670

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página