Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Egressos do curso de Nutrição do Campus de Picos da UFPI são aprovados em Mestrado e Doutorado da Faculdade de Saúde Pública - USP
Início do conteúdo da página

Egressos do curso de Nutrição do Campus de Picos da UFPI são aprovados em Mestrado e Doutorado da Faculdade de Saúde Pública - USP

Imprimir
Última atualização em Segunda, 22 de Janeiro de 2024, 15h14

Design_sem_nome_7_copy.png

A importância de graduar-se em uma universidade se reflete no aumento das oportunidades profissionais, na possibilidade de ganhar melhores salários e também é percebida no crescimento pessoal. No entanto, dentro das universidades, os grupos de pesquisa fornecem ferramentas importantes para desenvolver habilidades dentro do mundo acadêmico, a partir de conceitos de colaboração e de coletividade. No fim das contas, a importância dos grupos de pesquisa ultrapassa o mundo acadêmico e alcança até a carreira profissional. Por isso que comemoramos cada conquista dos alunos egressos do Grupo de Pesquisa em Bioprospecção, Biotecnologia e Inovação de Produtos Naturais (GRUPBIN), vinculados ao curso de Graduação em Nutrição, do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Confira a seguir o depoimento de egressos do CSHNB que foram aprovados e selecionados em concursos públicos, mestrados e doutorados:

Tamiris_Ramos_Silva.jpg

(Foto: Mestranda da FSP-USP; Tamiris Ramos Silva)

A egressa Tamiris Ramos ressalta: “Comecei a graduação em 2017, e devido a pandemia, a minha formatura atrasou em um ano, finalizaria a graduação em julho de 2022. No entanto, por ter feito estágio extracurricular durante a pandemia, consegui através de processo, adiantar a formatura e vir para São Paulo em maio desse mesmo ano. O convite para iniciar na Faculdade de Saúde Pública na USP, com uma bolsa de treinamento técnico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, para alunos recém-formados, sob a supervisão e orientação da Prof Dra Patrícia Helen de Carvalho Rondó, veio por intermédio das líderes do Grupo de Pesquisa - GRUPBIN que participei na graduação. E assim, fui aprovada nos dois programas de pós-graduação da Universidade de São Paulo: o programa de Nutrição em Saúde Pública, e o Programa de Saúde Pública, o qual estou vinculada no momento e desenvolvo um estudo observacional, prospectivo, dentro de um estudo de coorte maior. Trabalho avaliando a relação entre o excesso de peso de mulheres durante a gestação, e a adiposidade do feto. Sou bolsista de mestrado também da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo”.

Francilany_Antônia_Rodrigues_Martins.jpg

Egressa da Foto: Francilany Antônia Rodrigues Martins

Entre os aprovados em seleções de Doutorado no País, está a egressa: Francilany Antonia Rodrigues Martins, Graduada em nutrição pela UFPI/CSHNB ano de 2011, fez duas especializações, uma voltada para a Saúde Pública e outra na área da alimentação escolar. Atuou como nutricionista nas áreas: clínica, alimentação escolar e docência. Trabalhou no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) por 8 anos, foi professora substituta no curso de Nutrição (CSHNB) por 2 anos. Fez o mestrado em Saúde da Família/RENASF/UFPI e agora iniciará o doutoramento no Programa de Nutrição em Saúde Pública da FSP/USP, sob a orientação da Prof Dra Patrícia Helen de Carvalho Rondó, Tiago Soares e Aldaisa Pereira Lopes, ambos aprovados em Mestrado em Saúde Pública (PPG-SP) da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). Ressalta-se que o Tiago foi membro do Grupo de Pesquisa e bolsista FAPEPI por 2 anos durante sua graduação, orientado pela Profa Dra Joilane Alves Pereira Freire, enquanto que a Aldaísa foi bolsista e orientanda de Prof Dra Stella Regina Sobral Arcanjo

Tiago_Soares.jpg

(Foto: Mestrando da FSP-USP; Tiago Soares) 

O egresso Tiago Soares relata: “ser o primeiro filho, neto e bisneto a ter um ensino superior da família foi uma grande honra alcançada na minha vida. Enfrentei diversas dificuldades ao longo da vida e graduação, e nenhuma delas foram capazes de me parar, e posso dizer que através da graça de Deus, muita dedicação e esforço concluí meus sonhos traçados. Sempre me dedicando ao máximo para construir uma trajetória acadêmica com excelência. Na graduação participei por 3 anos da Liga Acadêmica de Nutrição (LANCA), fui membro colaborador no Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva e Agravos Crônicos (GPeSC), integrante do Núcleo de Pesquisa em Bioprospecção, Biotecnologia e Inovação de Produtos Naturais (NUPBIN), membro fundador da primeira Empresa Junior de Nutrição do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros - CSHNB, a (VENUS - Visão Empresarial em Nutrição e Saúde), fui bolsista de Iniciação Cientifica por 2 anos da Fundação de Amparo a Pesquisa do Piauí (FAPESP) além de outros projetos de extensão e ensino. Atualmente sou pós-graduando lato sensu em Nutrição Clínica e Esportiva e Prescrição de Fitoterápicos e em Docência do Ensino Superior. Me sinto realizado com o que conquistei até o presente momento e sei que coisas maiores Deus realizará na minha trajetória.”

Aldaisa_Pereira_Lopes.jpg

(Foto: Mestranda da FSP-USP; Aldaisa Pereira Lopes)

A egressa Aldaisa Lopes descreve: No decorrer de minha carreira acadêmica sempre busquei participar de todas atividades que foram ofertadas pela Universidade Federal do Piauí. Na minha graduação participei de atividades de pesquisa, ensino e extensão. Fui integrante da Liga Acadêmica de Microbiologia e Imunologia Básica – LAMIB e Liga Acadêmica de Nutrição Clínica – LANUC, fui discente no Programa de Iniciação Científica Voluntária e Bolsista ICV/ICB/UFPI, atuei em monitoria de disciplinas, fui membro organizadora no Projeto de Extensão "Projeto Covid-19: Se liga na rede! Descomplicando a ciência e promovendo saúde". Atualmente íntegro o grupo de extensão da linha de estudo em doenças e agravos crônicos (LEDAC) do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GPESC). Ademais, sou pós-graduanda lato sensu em Nutrição Clínica e Esportiva e Prescrição de Fitoterápicos e em Docência do Ensino Superior.

A lista é extensa de egressos atualmente aprovados em concursos públicos e mestrado pelo país, dentre eles destaca-se ainda o nome de Eliakim Areliano da Silva, que concluiu o curso em 2021 e no mesmo ano foi aprovado no mestrado do PPGAN e no mestrado do PPGCTA do Instituto de Tecnologia da UFPA em 2022, também ficou classificado no concurso da Ebserh 2019/2020, cargo nutricionista. E em 2021 foi aprovado no concurso da Polícia Militar do Estado do Pará. Atualmente é mestrando na Universidade Federal do Pará, trabalhando na linha de pesquisa Propriedades químicas, bioquímicas e microbiológicas dos alimentos e compostos bioativos.

Eliakim.jpg

Foto: Eliakim Aureliano

Na trajetória acadêmica, a pesquisa científica desperta o aluno para ampliar seus conhecimentos e buscar sempre está atualizados, como relata o Douglas Dias. 

Francisco.jpg

Foto: Francisco Douglas Dias Barros

“Fui bolsista de iniciação científica, sob a orientação da Prof. Dra Stella Regina e membro do Grupo de pesquisa em bioprospecção, biotecnologia e inovação de produtos naturais. Durante esta experiência tive oportunidade de trabalhar com a caracterização de frutos da caatinga, me despertando o desejo de continuar colaborando para o aproveitamento e a valorização da nossa flora regional. Formei em março de 2022 e em 2023 fui aprovado no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Nutrição - PósNutri da UFPE, na área de Ciência de Alimentos. Atualmente sou bolsista da Capes e continuo desenvolvendo trabalhos com frutos nativos da caatinga, desta vez utilizando tecnologias emergentes para a preservação desses alimentos”.

Temos ainda aqueles que se destacam atualmente na Nutrição clínica, aplicando seus conhecimentos técnicos e científicos desenvolvidos na Graduação, como relata a Maria Clara Feijó:

Maria.jpg

Foto: Maria Clara Feijó

“Me formei no início de 2023, mas iniciei a trajetória da Iniciação científica e atuação no Grupo de Pesquisa, sob orientação das profs Dra Joilane A Pereira-Freire e Stella Regina Arcanjo Medeiros, desde o 4º semestre do curso. E essa experiencia me proporcionou muitas oportunidades de aprendizado na escrita acadêmica, inclusive com a publicação de artigos científicos e participação como autoria de capítulo de livro até mesmo internacional, publicado pela CRC PRESS. Ainda antes de concluir minha graduação, fui aprovada em terceiro lugar no Mestrado em Nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ficando entre os primeiros lugares nas pontuações de currículo acadêmico, o que foi me proporcionado devido ao aprendizado e trabalho junto ao grupo de pesquisa. Todos os conhecimentos teóricos e científicos são aplicados em meus atendimentos em consultório, onde já tive o prazer de contribuir de forma positiva com a vida de mais de 400 pacientes”.

Fim do conteúdo da página