Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Egressos do curso de Ciências Biológicas do Campus de Picos da UFPI se destacam em aprovações pelo Brasil
Início do conteúdo da página

Egressos do curso de Ciências Biológicas do Campus de Picos da UFPI se destacam em aprovações pelo Brasil

Imprimir
Última atualização em Sexta, 29 de Dezembro de 2023, 08h23
Design_sem_nome_14_copy.png

Alunos egressos do Núcleo de Pesquisa em Ciências Naturais do Semiárido (Nupecinas) e do Laboratório de Parasitologia, Ecologia e Doenças Negligenciadas (Lapedone), vinculados ao curso de Ciências Biológicas, do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), da Universidade Federal do Piauí (UFPI) são aprovados em concursos públicos e doutorados.

Para muitos, a graduação é a porta de entrada para o mercado de trabalho. Já para outros serve como a primeira etapa para adentrar na pesquisa ou docência; ou os dois. Confira a seguir o depoimento de egressos do CSHNB que foram aprovados e selecionados em concursos públicos e doutorados: 

Carlos Yago dos Santos - concluiu o curso em 2023 e no mesmo ano foi aprovado e convocado para trabalhar como docente na Bahia. 

“Entrei no curso em 2018, foi uma alegria muito grande, eu tinha muito medo de me formar, e ficar parado, de me acomodar com o tempo, então resolvi que ia aproveitar ao máximo o tempo que eu estivesse na graduação, entrei em alguns grupos de pesquisa como a Liga Acadêmica de Anatomia Humana da UFPI, e o Laboratório de Parasitologia, Ecologia e Doenças Negligenciadas da UFPI, o LAPEDONE, onde fui aluno de iniciação científica por dois anos consecutivos e entrei de fato no mundo da pesquisa e da docência. Ainda durante o curso no último semestre, fui aprovado no concurso público da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC-BA), que para mim foi a conclusão de um ciclo e a certeza de que todas as oportunidades, a mim dadas, foram aproveitadas. Hoje também sou aluno de pós-graduação latu sensu em Ciências Biológicas e suas Tecnologias no Ensino Médio, também pela UFPI. A graduação é de suma importância na conquista de um futuro de sucesso, é nela que as oportunidades são ofertadas em maior quantidade e, por isso, é fundamental agarrá-las com toda força, não se acomodar, não se contentar com o pouco e sempre procurar mais, afirma Carlos Yago.

Design_sem_nome_10.png

Débora Regina Rodrigues Santos - concluiu o curso em 2023 e no mesmo ano foi aprovada como docente no Ceará. 

"A minha história de aprovação ocorreu ainda enquanto estudava na UFPI. Desde que entrei na universidade, eu sabia que queria ser professora e que um dos caminhos que eu buscaria seria os concursos públicos; Sendo assim, mesmo antes de me formar, ja buscava me dedicar não somente a Universidade mas também aos estudos próprios de concurso. Consequentemente, em junho de 2023, fui aprovada no concurso público municipal da cidade de Parambu-CE como professora de ciências. Um verdadeiro sonho se concretizando. Tenho orgulho em dizer que serei professora! Serei eternamente grata a UFPI, em especial aos meus professores, por todos os conselhos, ensinamentos e atitudes, que me prepararam não somente para meu conhecimento, mas me mostraram na prática que ser professor vai além de explanar conteúdos, mas também, ter o olhar empático para com os alunos. Para finalizar, digo: os nossos sonhos merecem a nossa dedicação. Estudar é uma batalha diária, mas que vale a pena. A educação é peça chave para mudar vidas!", afirma Débora Regina.

Entre os aprovados em seleções de Doutorado no País, estão os alunos egressos: 

Antonia Ângela Bezerra - Egressa do curso de Ciências Biológicas da UFPI-CSHNB em 2021, turma 2016.2. 

“Logo de cara me encantei, pois a Biologia é um universo fantástico e lindo de se estudar. No segundo período do curso tivemos a oportunidade de conhecer alguns laboratórios e linhas de pesquisa que alguns professores trabalhavam no Campus. Eu conheci o LAPEDONE, que é o Laboratório que é coordenado pela Profª.Drª Ana Carolina Landim Pacheco. Fiz uma seleção para bolsista de iniciação científica, consegui passar nessa seleção. Do segundo para o terceiro período já comecei a trabalhar com a pesquisa e então fui orientada durante três/quatro anos da minha graduação pela Profª.Drª Márcia Maria Mendes Marques. Desenvolvi três trabalhos de iniciação científica.Consegui concluir minha graduação com essas três iniciações científicas e desde então eu já sabia que queria seguir a carreira acadêmica, porque eu me apaixonei pela ciência e pela pesquisa. Apesar de ser uma pesquisa básica no Campus, foi fundamental para minha carreira e para o meu desenvolvimento”. 

“Em 2021 consegui concluir o meu curso e antes da conclusão eu já havia feito uma seleção de Mestrado na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, no Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Fisiologia e antes da defesa do meu TCC eu fui aprovada no Mestrado. Fui a primeira da turma, então para mim foi muito importante. Logo em seguida tive colegas da turma que também foram aprovados e isso foi muito importante para nossa turma, nossa carreira acadêmica. Então, ano passado em 2022 eu consegui concluir o Mestrado, defendi minha dissertação com um ano e oito meses, porque eu já tinha passado no Doutorado. Hoje eu sou doutoranda no programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Fisiologia pela UFPE. Agradeço muito aos professores que tive, pois foram essenciais e excelentes para onde eu estou hoje e o destaque principal que quero dar são essas professoras: a minha amada orientadora Profª Márcia, ao qual eu tenho muito respeito, muito amor, muita consideração, porque sem dúvidas ela foi essencial na minha vida bem como também a Profª Ana Carolina Landim Pacheco pela oportunidade que tive de trabalhar no Laboratório que ela coordena; Outra professora que quero deixar o meu registro de apreço é pela Profª Patrícia Gonzaga que foi uma professora excelente para mim, não só como professora, mas também como ser humano, ela é maravilhosa, um ser humano que eu não tenho nem palavras para descrever o quão doce, o quão meiga, o quão amável a professora Patrícia é”.

“Eu tive a sorte e o privilégio de ter tido bons professores e eu agradeço muito e sou muito feliz por ter concluído a minha graduação nesse Campus e ter sido tão bem acolhida não só pelo corpo docente, mas também pelos técnicos, pelo pessoal dos serviços gerais, pelo pessoal do RU, do NAE, as meninas do Núcleo que sempre foram muito solícitas, sempre nos receberam muito bem, sempre nos ajudaram com essa questão de bolsa, de recurso para sairmos para participar de congressos fora do Estado. Sou muito grata por tudo que vivi no Campus Senador Helvídio Nunes”, relatou Ângela Bezerra.

 IMG-20231228-WA0025.jpg

 Mayra de Sousa Félix de Lima - Egressa do curso de Ciências Biológicas da UFPI-CSHNB em 2021. 

"Ingressei na universidade no ano  de 2016 e antes de entrar na Universidade sabia que queria ser professora e fazer mestrado e doutorado. Pois, tinha certeza que através da pesquisa conseguiria ajudar as pessoas Após o termino da graduação participei de  seleções de mestrado, e consegui aprovação para o curso de Bioquímica e  Fisiologia na Universidade Federal do Pernambuco no ano de 2021, um sonho realizara, no entanto, ao iniciar as aulas em 2022, percebi que não estava satisfeita e nem entusiasmada com o curso, então decidi que seria melhor sair. Foi um momento muito delicado na minha vida, pois, eu teria que começar tudo  de novo, fazer novas seleções e tomar a decisão certa. Eu estava com medo,  assustada, entretanto, tinha que seguir aquele velho ditado “escuta seu  coração”. Nunca me esquecerei de uma frase que uma pessoa maravilhosa me disse durante esse período “As vezes retroceder significa avançar” ela estava  certa. Quando soube da seleção para o curso de Medicina Tropical na Universidade de Brasília (UnB) me inscrevi e passei, ficando na segunda  colocação. Me mudei para Brasília um mês após o resultado final, para iniciar o  novo mestrado e tudo fez sentido, amo minha pesquisa, o curso e posso dizer  que me “encontrei” na Medicina Tropical".

"No momento já se passaram quase dois anos e estou concluindo o mestrado, com a data da defesa prevista para  fevereiro do próximo ano. O programa de Medicina Tropical da UnB abriu a  seleção para o doutorado para o ano de 2024 e decidi me inscrever e novamente consegui a aprovação, garantido o segundo lugar, Quando vi meu nome na lista  de aprovados me lembrei de quando me perguntaram ”O que você quer fazer?”,  e eu respondi “Eu vou ser doutora”. Durante minha trajetória eu me lembro de  pessoas boas que me incentivaram eme ajudaram, lembro de me inspirar em  meus professores da UFPI e colegas, sou grata a cada pessoa que passou em minha vida, ninguém vai a lugar nenhumsozinho. No meu quarto tem uma frase  escrita que ao acordar sempre a leio “Coloca Deus em primeiro lugar em sua vida”, e assim eu faço todos os dias". 

"Eu quero que as pessoas entendam a importância da pesquisa, extensão e ensino dentro das Universidades e quão importante é investir em bolsas de incentivo a pesquisa, quero que meus futuros alunos tenham amor pela  ciência,quero formar futuros doutores por meio da pesquisa e educação. Vivo em um pais que enfrenta muitos desafios para o desenvolvimento e valorização de pesquisa, a vida acadêmica é difícil e gratificante ao mesmo tempo, eu gostaria que alunos desde o ensino fundamental e médio e graduaçãotivesse conhecimento sobre o impacto e importância de fazer pesquisa", afirma Mayra Lima.

Ramila de Alencar Sousa - Egressa do curso de Ciências Biológicas da UFPI-CSHNB em 2019.

“Depois que me formei na UFPI, fiz uma especialização em Epidemiologia e Vigilância em Saúde. E logo em seguida entrei no mestrado em Saúde Pública e Meio Ambiente na Escolas Nacional de Saúde Pública da Fiocruz-RJ. E agora mais recentemente fui aprovada em 1º lugar no Doutorado no programa Epidemiologia da Fiocruz-RJ, que é um programa de excelência, nota 6 da Capes e extremamente rígido e concorrido. Programa que faz parte também da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-FIOCRUZ). Gostaria de dizer para quem ainda não se formou, é que: Aproveite a UFPI, aproveite todas as oportunidades, bolsas, cursos, eventos. Aproveite principalmente os professores da Biologia que são extremamente capacitados e dedicados. Parte do que sou hoje e dos grandes feitos que conquistei devo a UFPI e meus professores que tanto me inspiraram e me ajudaram a ir além. Recentemente voltei para a UFPI como palestrante na Semana da Biologia. Algo que foi de grande importância para mim”, destaca Ramila Alencar.

José Fabrício de Carvalho Leal - Egresso do curso de Ciências Biológicas da UFPI-CSHNB em 2022, turma 2021.2. 

“Não há como falar do caminho que percorri depois da graduação para chegar onde estou hoje sem antes mencionar a necessidade de iniciar esse processo ainda durante a graduação. Tudo depende de uma construção e, para isso, desde o começo procurei trilhar caminhos que me levassem aos meus objetivos. Enquanto graduando, participei do grupo de pesquisa do Laboratório de Parasitologia, Ecologia e Doenças Negligenciadas (LAPEDONE), o que me proporcionou a certeza da área a seguir durante toda a graduação e na pós-graduação, ou seja, pesquisando sobre doenças tropicais negligenciadas. Nesse sentido, fui bolsista de Iniciação Científica (ICV e PIBIC-UFPI), me permitindo fazer publicações, participar e apresentar trabalhos em congressos e participar de cursos de verão em outras instituições federais com o intuito de ampliar meus conhecimentos. Além disso, atuei como monitor de disciplinas, Diretor de Comunicação da Liga Acadêmica de Zoologia do Piauí (LAZOO-PI), membro organizador no Projeto de Extensão "Projeto Covid-19: Se liga na rede! Descomplicando a ciência e promovendo saúde", e participei do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID - CAPES). Todas essas experiências me conduziram à escolha da carreira de pesquisador, e antes da defesa do TCC, fui aprovado em 1º lugar para o mestrado em Medicina Tropical na Universidade de Brasília (PPGMT-UnB)”.

“Após a conclusão do curso, fui agraciado com a láurea universitária, um reconhecimento da UFPI conferido ao discente que teve o melhor desempenho da turma nas atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, minha pesquisa está voltada para a avaliação do desempenho de algoritmos de inteligência artificial para o diagnóstico de leishmaniose cutânea. Encontro-me na fase final do mestrado, mantendo meu comprometimento com a pesquisa, participando de eventos e publicações. Recentemente, fui aprovado em 1º lugar no doutorado em Medicina Tropical da Universidade de Brasília, com habilitação em Biologia das Doenças Infecciosas e Parasitárias, o qual me deixou muito feliz. Essa conquista transcende barreiras, especialmente em uma família que não teve as mesmas oportunidades de acesso à educação superior que eu tive. Como jovem pesquisador, ter a oportunidade de cursar o doutorado vai além da realização pessoal e do crescimento acadêmico. É uma oportunidade de aprimorar conhecimentos, contribuir com a comunidade científica, buscar respostas, explorar novas perspectivas e inovações para a minha área de estudo. Além disso, representa uma maneira de retribuir à sociedade e à saúde pública”.

Aos estudantes que estão na graduação, Fabrício de Carvalho deixa um recado: 

“É importante reconhecer que a trajetória acadêmica vai além da sala de aula, das aulas práticas e atividades avaliativas. Entenda que networking é fundamental; estabeleça conexões com colegas, professores e profissionais desde cedo. Participe de projetos de pesquisa ou outras atividades relacionadas à área das Ciências Biológicas na qual deseja atuar, para ter oportunidades de bolsas de pesquisa, publicações acadêmicas e participação em conferências. Participe de eventos e atividades extracurriculares para enriquecer sua experiência e expandir sua rede de comunicação. Aproveite as oportunidades que a UFPI oferecer! Por fim, seja proativo na busca por experiências que contribuam para o seu crescimento profissional e pessoal. Destaco ainda que cada caminhada é única; aprenda com as experiências, ajuste-se quando necessário e persista em busca dos seus objetivos", finaliza Fabrício Carvalho.

É egresso da UFPI/CSHNB e quer contar a sua história para a gente? Entre em contato:

Fim do conteúdo da página