Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Projeto Física na Comunidade realiza evento de extensão sobre Astronomia em Santana do Piauí

Última atualização em Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 14h04

WhatsApp_Image_2023-12-01_at_13.09.37.jpeg

O Projeto de Extensão "Física na Comunidade", cadastrado pela PREXC/UFPI, que visa à popularização da Física em comunidades e escolas rurais do semiárido piauiense, realizou o evento "III Física na Comunidade: Astronomia para Tod@s" na Unidade Escolar Joaquim Borges de Oliveira, em Santana do Piauí.

O evento, com mais de 80 participantes, foi organizado por professores da escola e por acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, sob a Coordenação do Prof. Dr. Alexandre Leite dos Santos Silva.

WhatsApp_Image_2023-12-01_at_13.23.54_1.jpeg

Palestra sobre Astronomia

Houve a palestra "Astronomia para Tod@s!" proferida por Lillian Ravenya de Carvalho Pereira e Alisson Feliphe Oliveira Sousa Vitor, que trouxe curiosidades sobre as estrelas e os planetas.

Com a acadêmica Verônica da Silva Santos, foi apresentado um documentário com o título "Os Planetas: um guia completo para mundos diferentes", seguido por uma dinâmica com perguntas e respostas.

WhatsApp_Image_2023-12-01_at_13.23.53.jpeg

Dinâmica em grupo

Após o documentário, os participantes foram distribuídos em duas turmas, organizadas pelos acadêmicos Alisson Feliphe O. S. Vitor, Adriel F. Moura, Maria Aparecida B. Gonçalves, Lillian R. C. Pereira, Verônica S. Santos e Ridlla C. C. Costa. Promoveram atividades lúdicas sobre as escalas na distância entre os planetas do nosso Sistema Solar e sobre as constelações zodiacais e a eclíptica.

WhatsApp_Image_2023-12-01_at_13.23.52_2.jpeg

Telescópio

Um telescópio e um binóculo também foram levados ao evento para a observação da lua cheia.

astros

Observação da lua cheia