Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade (LASFAC) realiza intervenção educativa sobre prevenção ao câncer de mama
Início do conteúdo da página

Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade (LASFAC) realiza intervenção educativa sobre prevenção ao câncer de mama

Imprimir
Última atualização em Segunda, 06 de Novembro de 2023, 10h11

1000126449.jpg

Integrantes da LASFAC e funcionários terceirizados do Campus em ação de extensão alusiva ao Outubro Rosa

No mês de outubro, o mundo se veste de rosa para conscientizar e combater o câncer de mama, uma das doenças que mais afetam as mulheres no Brasil. Neste contexto, a Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade (LASFAC) realizou na quinta-feira (26/10), junto aos funcionários terceirizados da Universidade Federal do Piauí do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), uma intervenção alusiva ao Outubro Rosa intitulada ‘Câncer de Mama: a prevenção é o melhor caminho’.

A ação contou com uma apresentação dos discentes ligantes Alice Ribeiro e Gustavo Queiroz dos cursos de Nutrição e Medicina, respectivamente, com o intuito de disseminar informações e estimular a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Com uma abordagem multidisciplinar associando o processo de promoção, prevenção e recuperação à saúde com o câncer de mama, algumas afirmações foram compartilhadas com os participantes, que deveriam classificá-las como ‘mito ou verdade’ levantando plaquinhas verdes para verdadeiras ou vermelhas para as falsas, objetivando o engajamento dos mesmos e a fim de averiguar o conhecimento prévio sobre o tema.

Liga.png

 Ligantes da LASFAC em apresentação sobre o Outubro Rosa

Na ocasião, foi promovido um debate inclusivo sobre questões que envolvem a saúde da mulher e do homem dentro do contexto da patologia. Assim, os participantes contribuíram ativamente com a ação, trazendo diversas dúvidas como fatores de risco para o desenvolvimento da doença e a frequência para realização do rastreamento. Também compartilharam inseguranças e histórias pessoais, tornando o momento mais humanizado e acolhedor.

Concomitante a isso, foram disponibilizados réplicas de mamas aos participantes para facilitar a compreensão e, consequente identificação dos principais sinais, evidenciando a importância do autoconhecimento, bem como materiais informativos para auxiliar nas conversas e orientações junto aos seus colegas. 

IMG-20231026-WA0049.jpg

Profissionais terceirizados do CSHNB-UFPI

Ao final da intervenção, houve a apresentação de uma poesia de cordel desenvolvida pela ligante com o intuito de facilitar ainda mais a compreensão da temática por meio da arte.

Segundo a responsável pelos terceirizados do campus, Bruna Dantas, momentos como esse são muito importantes, pois com o conhecimento adquirido pode prevenir ou ajudar a identificar algo no futuro.

Para os discentes Alice e Gustavo, responsáveis pela ação, promover intervenções como essas resultam em uma verdadeira mobilização em prol da prevenção do câncer de mama, contribuindo para a conscientização e a disseminação de informações sobre essa doença tão impactante. A união da comunidade acadêmica para uma causa tão nobre mostra a importância da ação coletiva na luta contra o câncer de mama.

Fim do conteúdo da página