Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Projeto de Extensão “Horta orgânica: do campo ao campus” recebe alunos de escola de Itainópolis (PI)

Última atualização em Segunda, 09 de Outubro de 2023, 10h51

Criança sentada em um jardimDescrição gerada automaticamente com confiança baixa

Alunos plantando e colhendo hortaliças durante a visita

O projeto de extensão “Horta orgânica: do campo ao campus”, coordenado pela Profa. Michelli Ferreira, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, recebe alunos da Escola Municipal Odete Ferreira Nunes, do município de Itainópolis (PI). Segundo a coordenadora, o objetivo do projeto é proporcionar conhecimento teórico e prático de como aproveitar espaços inutilizados, por meio da criação e manutenção de hortas de alimentos orgânicos, além de trabalhar conceitos sobre educação ambiental.

A Horta Orgânica, está localizada no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, no Espaço de Conservação das Abelhas do Semiárido (E-Casa), e recebe alunos da educação básica do município de Picos e região. A visita ao espaço do projeto foi guiada pelos discentes bolsistas e voluntários, Livia de Moura, José Adailton, José Rodrigues e Kamila de Albuquerque, alunos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Ciências da Natureza. No primeiro momento da visita, os alunos foram acolhidos no auditório do campus para uma palestra inicial sobre o projeto de extensão, que faz parte do Grupo de Pesquisa em Sementes Crioulas do Piauí (GPESC), também coordenado pela Profa. Michelli Ferreira.

Grupo de pessoas em um salãoDescrição gerada automaticamente

Alunos, coordenadora e professores da Escola Municipal Odete Ferreira Nunes

Participaram da visita alunos da Escola Municipal Odete Ferreira Nunes e os Prof. Israel Soares, a Coordenadora Pedagógica Profa. Maria Silvane Leite e a Profa. Mayara Campos, egressa do Curso de Licenciatura em Educação do Campo e do GPESC.

Durante a visita os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer de perto a horta, receber algumas informações sobre a utilização de pequenos espaços para produção de uma horta orgânica, variedades que podem ser cultivadas, e a importância de produzirem o seu próprio alimento.

Momento de visita ao espaço

Para Coordenadora Pedagógica Profa. Maria Silvane Leite, a escola que oportuniza vivências práticas de aprendizagens fora da sala de aula se diferencia, no sentido de que, possibilita que os educandos participem ativamente de todas as atividades práticas, construindo uma relação diferente com os alimentos, pois as práticas despertam curiosidade para a produção, pelo conhecimento da cadeia alimentar e a origem dos alimentos.

Ainda sobre a visita, os alunos tiveram a oportunidade de colocar as mãos na terra, plantar e colher, além de aprender sobre diferentes tipos de sementes, cuidar das plantas e acompanhar o processo de crescimento, desde o plantio até a colheita.