Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Recepção de calouros e acolhimento aos alunos no Campus de Picos da UFPI será em novo formato

Última atualização em Segunda, 16 de Outubro de 2023, 13h56

Recepção

O Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí, por meio do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) e das Coordenações dos Cursos de Graduação, realizará nos dias 17 e 18 de outubro, a Recepção aos Calouros/as 2023.2. A novidade deste semestre é que o evento realizado a cada ingresso de turmas no Campus será em novo formato.

No intuito de agir preventivamente contra situações de violência, discriminação e preconceito no nosso Campus, o Núcleo de Assistência Estudantil do CSHNB e as Coordenações dos Cursos realizarão em ação conjunta atividade sistemática com os ingressantes, a qual será realizada nas disciplinas de Introdução ao curso. O NAE contribuirá, na disciplina com a apresentação dos serviços e benefícios, mas, principalmente, na discussão de temáticas centrais na construção de uma cultura de paz no nosso Campus, que são: Violência de Gênero, Questão Étnico-Racial, Diversidade e Inclusão.

Na prática, a carga horária será de 4 horas, nos horários das 14:00h às 16:00h, dos dias 17 e 18 de outubro, no Auditório "Fontes Ibiapina". Para a assistente social do CSHNB, Anna Katarine Ferreira Lima Neiva, a recepção aos calouros continuará cumprindo o seu propósito principal que é acolher os alunos no momento de ingresso na instituição, mas também de dar resposta a demandas que a instituição apresenta.

"As temáticas que serão trabalhadas visam construir à médio e longo prazo uma cultura de paz, de respeito a diversidade, a pluralidade de visões, de opiniões que esse ambiente agrega. O ambiente acadêmico é diverso, plural e é importante que ao entrar na Instituição todos os alunos compreendam um pouco desta realidade”, destaca a Anna Katarine.

O coordenador do curso de Enfermagem, professor Mailson Fontes, destaca ter acolhido com alegria o novo formato de recepção de calouros proposta pelo Núcleo de Assistência Estudantil do Campus, integrando as ações no contexto do Seminário de Introdução ao Curso.

"É extremamente importante voltarmos nossos olhares para além de acolher e integrar os novos estudantes à UFPI, debater com estes temáticas estratégicas relacionadas à vida acadêmica e também aos aspectos do desenvolvimento humano e da convivência neste novo espaço social. Acolher, integrar e também orientar, é nossa missão enquanto instituição formadora!", finaliza o coordenador.