Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Em nova etapa, Projeto de Energia Solar Fotovoltaica é aplicado pelos alunos do Curso Ledoc/CN e do Programa Residência Pedagógica da UFPI em Picos

Última atualização em Quinta, 31 de Agosto de 2023, 08h22

a_copy.png

Equipe com Diretor da Escola, Coordenadora e Alunos.

Foi realizado na sexta-feira, (25/08/2023), mais uma ação do Projeto de Energia Solar Fotovoltaica intitulado “Sistema Fotovoltaico de Bombeamento para irrigação em horta como proposta de Ensino de Física”.

O projeto tem por finalidade trabalhar o uso da energia solar em Sistema Fotovoltaico de Bombeamento (SFB) para irrigação em horta comunitária, através de maquetes, pensadas, arquitetadas e construídas pelos alunos do curso LEDOC/Ciências da Natureza do Programa Residência Pedagógica e do Tempo Comunidade da disciplina de Física na UFPI/PICOS. Tem como objetivo contribuir para o ensino de Física e difundir o conhecimento sobre energia solar na região de Picos (PI), principalmente nas escolas do campo e no contexto do Programa Residência Pedagógica.

Nessa etapa, foi a vez da Escola Normal Oficial de Picos a receber o projeto. A execução se deu com palestra proferida pela residente Livia de Moura Pio do Programa Residência Pedagógica do Curso LEDOC/Ciências da Natureza, com a exposição sobre energia solar fotovoltaica dando ênfase ao Sistema Fotovoltaico de Bombeamento (SFB).

1_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy.jpg

1º Momento: Palestra

Na sequência foi entregue folder didático para os alunos da Escola Normal Oficial de Picos que assistiram a palestra e uma lembrança com bombons para os alunos. Após esse primeiro momento, os alunos foram direcionados para a quadra esportiva para montagem e apresentação de maquete didática do Sistema Fotovoltaico de Bombeamento apresentada pelas alunas Lívia de Moura Pio e Kamila Fernanda A. Gonçalves.

2_copy_copy_copy_copy.jpg

2º Momento: Apresentação do Sistema na quadra da escola.

3_copy_copy_copy_copy_copy.jpg

Projeto de Energia Solar Fotovoltaica

O grupo foi orientado pelos professores Fábio Soares da Paz (professor de Física da LEDOC e docente orientador do PRP) e pelo professor Bruno Rêgo de Carvalho (preceptor do PRP e professor de Física da Escola). O projeto teve total apoio e parceria da coordenação e direção da Escola Normal Oficial de Picos, na pessoa do Diretor Prof. Josimar Elpídio de Brito e da Coordenadora Profa. Ivane Araújo, que se fizeram presentes na apresentação do projeto.