Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Campus de Picos da UFPI participa do Fórum Regional de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência

Última atualização em Terça, 29 de Agosto de 2023, 09h55

1_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy.jpg

A Direção e o Núcleo de Assistência Estudantil, do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí (CSHNB/UFPI), participaram do Fórum Regional de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, evento organizado pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede – PI).

2_copy_copy_copy.jpg

Diretor Juscelino do Nascimento durante o Fórum

O diretor do Campus de Picos da UFPI, Juscelino Francisco do Nascimento esteve presente no fórum que teve o objetivo de levar serviços e informações sobre os direitos das pessoas com deficiência e debater as políticas públicas voltadas para esse público. Conforme o diretor, participar desse fórum estadual representando a Universidade Federal do Piauí é o momento oportuno para conhecermos mais detalhadamente acerca das especificidades de cada pessoa com deficiência e cada tipo de deficiência que há na sociedade e brevemente haverá nos nossos alunos que ingressarão no Campus de Picos.

“Atualmente já temos alunos com deficiência auditiva, alunos surdos da área de Libras, alunos com baixa visão, alunos com espectro autista e todos eles são muito bem acolhidos pela Universidade, de modo especial, pelo NAE e no caso dos alunos com surdez, eu tenho o privilégio de ser um diretor que tem fluência em Língua de Sinais e posso me comunicar com esses alunos que são usuários de Libras. A Universidade deve estar preparada para receber todos e fazer uma inclusão de verdade”.

3_copy_copy_copy_copy.jpg
Equipe Nae; Coordenador da CAF do CSHNB, Giorgi Fonseca; Aluna do CSHNB, Juliana Maria.

O evento, que aconteceu nos dias 25 e 26 de agosto, no espaço do Centro de Eventos da Assembleia de Deus (CEAD) em Picos, contou com várias instituições parceiras com a realização de palestras, apresentações e disponibilização de serviços por meio dos parceiros do evento, como emissão de documentos, orientações jurídicas, prestação de informações, entre outras.

4_copy_copy_copy.jpg
Servidores da UFPI/Picos junto ao Reitor da UESPI, professor Evandro Alberto.

Na ocasião, o NAE realizou a apresentação de serviços e benefícios direcionados para o Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) da UFPI e a exposição de Tecnologias Assistivas disponíveis no Campus para este público.

5_copy_copy_copy_copy_copy_copy.jpg

Tecnologias Assistivas disponíveis no NAE UFPI - CSHNB.

De acordo com a coordenadora e assistente social do NAE, Anna Katarine Ferreira Lima Neiva, “o Fórum foi um espaço de troca e de aprendizado, mas também uma forma de fortalecer o interesse pelo ingresso na universidade pública a partir do conhecimento da assistência disponível na UFPI para as pessoas com deficiência”.

Para a pedagoga do NAE/CSHNB, Elisiene Borges, o Fórum Regional de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência foi um momento importante para os que atuam no Campus e para a comunidade!

“Foi um espaço de aprendizagem e socialização de experiências no que diz respeito à inclusão. Nós tivemos a oportunidade de apresentar ao público as ações, benefícios, serviços e tecnologias assistivas disponíveis no CSHNB e assim reafirmar que a UFPI é um espaço de todos e tem se preparado para receber as pessoas com deficiência e dar-lhes as condições de permanência que essas pessoas merecem”, afirmou a pedagoga.

6_copy_copy_copy_copy_copy.jpg

O evento aconteceu no CEAD , nos dias 25 e 26 de agosto, em Picos - PI.

A acadêmica do oitavo período do curso de História, Juliana Maria, natural do interior do município de Aroeiras do Itaim, destaca que gostou de participar do evento e aprendeu muito com o Fórum. “Foi a primeira vez que participei de um evento como esse, que falava dos direitos e deveres da pessoa com deficiência. É bom que isso aconteça mais, para nós, as pessoas com deficiência conhecermos mais sobre os nossos direitos e deveres como cidadãos".

Juliana Maria ressalta que a participação do NAE no Fórum foi muito importante para mostrar que eles estão na UFPI para servir e atender as demandas que são necessárias a todos os públicos, inclusive as pessoas com deficiência. "Desde quando entrei na Universidade Federal do Piauí, tive o prazer de conhecer o Núcleo de Assistência Estudantil da UFPI, o NAE. Ao ingressar na UFPI, já fui realizar o meu cadastro para uma vaga na residência da mesma e, com isso fui ao NAE para saber como funcionava e logo em seguida fiz minha inscrição e em poucos dias fui selecionada para morar na Residência da UFPI – Picos”.

Juliana Maria relata que enquanto aluna da instituição sempre que precisou do NAE, o Núcleo a atendeu, e não só as pessoas com deficiência, mas busca atender todos que procuram o NAE, pois os serviços que ele presta são para atender a todos os públicos. “Inclusive fui contemplada com uma bolsa de inclusão digital, essa bolsa serve para as pessoas com deficiência comprarem algo que facilite seu estudo, como por exemplo, notebook, tablet, lupa, fone de ouvido como também a escrita em braile e entre outros. O NAE também presta serviços psicológicos, pedagógicos e de assistência estudantil” concluiu a acadêmica de História.