Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Curso de Extensão no Campus de Picos da UFPI abre as portas para o ensino Astronomia
Início do conteúdo da página

Curso de Extensão no Campus de Picos da UFPI abre as portas para o ensino Astronomia

Imprimir
Última atualização em Segunda, 28 de Agosto de 2023, 08h34

Screenshot_20230825-144704.jpg

Com o objetivo de promover o ensino básico de Astronomia visando a divulgação científica e a formação de professores, o docente Alexandre Leite dos Santos Silva, lotado no curso de Licenciatura em Educação do Campo (Ledoc), do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí (CSHNB/UFPI) tem ministrado o Curso de Extensão Introdução à Astronomia.

A capacitação ofertada pelo físico e prof. adjunto da LEDOC do CSHNB é vinculada ao projeto de extensão Física na Comunidade cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC/UFPI). A ação é desenvolvida de forma semipresencial em quatro tópicos: História da Astronomia; Estrelas; Sistema Solar; Instrumentos astronômicos. Além da teoria, o curso promove práticas para o ensino de Astronomia na educação básica.

Segundo Alexandre Leite, no dia 30/08/23 está previsto para os cursantes e os que se interessarem uma atividade de observação do Céu (com um telescópio refletor) a partir de 18:00 no CSHNB. A previsão é que será noite com superlua. “Esperamos que os cursantes consigam ao final do Curso ter subsídios teóricos e metodológicos para o ensino da Astronomia e participar de ações de formação e divulgação científica que envolvam a Astronomia básica”, destaca o docente.

Fim do conteúdo da página