Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Curso básico de Meliponicultura que estimula a preservação de abelhas é realizado no CSHNB

Última atualização em Quinta, 24 de Agosto de 2023, 10h05

Artes_para_Destaques_para_o_site_6.png

O Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí (CSHNB/UFPI) sediou nos dias 21, 22 e 23 de agosto, o Curso Básico de Meliponicultura. A capacitação foi ofertada através do Projeto de Extensão "Espaço de Conservação das abelhas do Semiárido (e-Casa): Polinizando saberes sobre as abelhas na cidade do mel".

O curso teve como participantes alunos da Ledoc, Biologia e Nutrição, discentes de agronomia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), além de meliponicultores e meliponicultoras (criadores de abelhas sem ferrão) de Itainópolis, Wall Ferraz e Massapê do Piauí.

IMG-20230823-WA0013.jpg

O projeto cadastrado na PREXC estimula a preservação de abelhas.

Segundo a coordenadora do Projeto, professora Juliana Bendini, o semiárido piauiense tem na criação das abelhas Apis mellifera, a apicultura, uma de suas principais atividades econômicas. No entanto, as abelhas nativas sem ferrão e solitárias passam despercebidas pela maioria das pessoas.

“O objetivo da presente proposta é desenvolver atividades educativas sobre a biologia, a diversidade e a criação das abelhas nativas sem ferrão. Espera-se que essas ações contribuam para a conservação dessas abelhas nativas da Caatinga”, destaca a docente.

IMG-20230823-WA0016.jpg

Dinâmica educativa sobre as abelhas.

Conforme a ministrante do curso, Engenheira Agrônoma Dalila Oliveira de Meneses, a capacitação é apresentada como uma iniciação a atividade, um despertar a atividade racional da criação de abelhas nativas sem ferrão, e aqui destacando as abelhas da Caatinga que tem um grande potencial e poucas pessoas sabem.

“No curso trabalhamos sobre importância das abelhas; por que as abelhas nativas em especial são mais seletivas, mais sensíveis às questões ambientais que estão acontecendo: desmatamento, o uso do agrotóxico; Abordamos a questão do ninho, de como é encontrado na natureza e como podemos manejar num modelo de caixa racional. Além disso, foi falado da legislação sobre a criação de abelhas nativas e finalizei com o manejo do Meliponário. É o inicio de uma atividade que exige muita informação”, explicou a docente.

IMG-20230823-WA0012.jpg

Curso Básico de Meliponicultura no CSHNB.

IMG-20230824-WA0008.jpg

Engenheira Agrônoma Dalila Menezes.

Para o participante do curso, Carpegiam Fernandes da Silva, a capacitação foi muito interessante e importante para os produtores quem já trabalham com a abelha Apis mellifera, aprenderem sobre as abelhas sem ferrão.

“Já é a terceira vez que participo aqui no E-casa de cursos ofertados, e toda vez que tem esses eventos que a professora Juliana me convida eu sempre venho, porque eu sei que é de grande valia e de grande entendimento principalmente”.

IMG-20230823-WA0019.jpg

Alunos da Rede municipal de ensino no e-Casa.

IMG-20230823-WA0017.jpg

Olhares atentos para cada detalhe do Projeto.

Como parte do curso, foi trabalhado o conteúdo da conservação por meio da educação ambiental e nesse contexto, estiveram, no dia 22 de agosto, no e-Casa, 72 crianças e 8 pessoas da equipe pedagógica da Escola municipal Borges de Sousa situada no Povoado Umari (área Rural de Picos-PI).

Fotos: E-Casa