Página inicial > Últimas Notícias - Picos > LEDOC do Campus de Picos realiza aula de campo no Museu do Homem Americano

LEDOC do Campus de Picos realiza aula de campo no Museu do Homem Americano

Última atualização em Segunda, 31 de Julho de 2023, 08h37

ledoc

Na manhã de quarta-feira, (26), alunos e professoras do Curso LEDOC do Campus de Picos, realizaram uma aula de campo no Museu do Homem Americano. O projeto de ensino, sendo compreendido pelos docentes como forma de evidenciar que o estudo do meio é iniciado por meio do interesse do professor, visa estimular o interesse dos alunos e buscar ampliamento de conhecimentos para além da sala de aula.

As Profs. Edneide Silva e Fabrícia de Castro, propuseram Projetos de Ensino como atividades integradoras do Tempo Comunidade, do Curso LEDOC do Campus de Picos,CN, que está organizado na pedagogia da alternância. Para tanto, as docentes organizaram uma expedição ao Museu do Homem Americano, localizado no Parque Nacional Serra da Capivara, na cidade de São Raimundo Nonato, a 300km de Picos – local do CSHNB, os discentes que participaram estão matriculados nos componentes de Química Orgânica, Química para o Ensino Médio e Metodologia do Ensino de Ciências.

Com essa atividades, as professoras objetivaram conhecer o patrimônio cultural deixado pelos povos pré-históricos na região; investigar os processos de conservação usados ao longo do desenvolvimento da humanidade; descobrir as técnicas de coloração usados para a pigmentação das pinturas rupestres; buscar os processos de construção das urnas funerárias; pesquisar a composição química dos minerais presentes na localidade.

Sob a coordenação da docente Edneide Silva, o Projeto “A Química presente na evolução do Homem: como essa Ciência contribuiu ao longo do processo formativo do sujeito” visa o entendimento de como o homem se adaptou ao longo do tempo e de que forma eram realizados os processos de enterramento dos corpos. Já a professora Fabrícia de Castro, propôs o Projeto “Explorando a Química nos Museus: Um estudo do meio” que objetivou estimular nos discentes o interesse por fatos do cotidiano da época passada e que evoluíram ou não até os dias atuais.

ledoc 2