Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Projeto de extensão contribui para a formação de jovens apicultores no Semiárido Piauiense

Última atualização em Quarta, 26 de Julho de 2023, 09h41

IMG-20230724-WA0026.jpg

O Projeto Realeira: Formação de Jovens Apicultores do Semiárido Piauiense sob a coordenação da professora Juliana do Nascimento  Bendini, do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí tem contribuído para a formação de jovens entre 15 e 29 anos de idade, em comunidades do território da Serra da Capivara e do Vale do Guaribas.

IMG-20230724-WA0027.jpg

Professora Juliana Bendini em campo com os participantes do curso

Conforme Juliana Bendini, no estado do Piauí a apicultura se apresenta como uma alternativa de geração de renda para famílias campesinas, mais precisamente na região semiárida, que permite o reconhecimento e valorização dos saberes camponeses, no entanto, tem-se observado cada vez menos jovens interessados na atividade e isso pode representar prejuízos para a sustentabilidade da apicultura.

“Esse projeto de extensão tem como objetivo promover ações para incentivar o protagonismo da juventude rural na apicultura desenvolvida no semiárido piauiense. São realizados cursos formativos e eventos direcionados aos jovens provenientes de comunidades rurais de municípios do território da Serra da Capivara e do Vale do Guaribas”, destaca a docente.

IMG-20230724-WA0028.jpg

Curso realizado na comunidade Onça, em São Raimundo Nonato – PI.

IMG-20230724-WA0018.jpgParte das atividades são realizadas junto as Associações de Apicultores locais.

Cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PREXC da UFPI, os cursos são de natureza teórico-prática e são realizados junto às Associações de Apicultores locais e com o apoio dos sócios para acesso aos apiários.

IMG-20230724-WA0019.jpgJovens participantes do Curso em SRN.

IMG-20230724-WA0020.jpg

Jovens aprendem mais sobre abelhas e apicultura.

Projeto aprovado junto a FAPEPI

A professora Juliana Bendini do curso de Licenciatura em Educação do Campo e Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Piauí, lotada no CSHNB teve seu projeto Realeira: protagonismo jovem na apicultura em Massapê do Piauí, Território Chapada Vale do Itaim, aprovado no edital Nº 008-2022 do Programa de Extensão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI).

Com esse resultado foi obtido R$ 29.900,000 que irão garantir compra de materiais para o curso de formação dos jovens, permitindo o fortalecimento do protagonismo da juventude rural na apicultura desenvolvida em Massapê do Piauí.