Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Comunidade acadêmica prestigia lançamento de livro sobre Paleontologia no Campus de Picos
Início do conteúdo da página

Comunidade acadêmica prestigia lançamento de livro sobre Paleontologia no Campus de Picos

Imprimir
Última atualização em Sexta, 21 de Julho de 2023, 10h00

IMG-20230720-WA0034.jpg

Estudantes, docentes, técnico-administrativos, bem como a comunidade em geral esteve presente na quarta-feira, dia 19 de julho, no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí, para o lançamento do livro "Patrimônio Paleontológico do Piauí: os fósseis como testemunhos do passado”, organizado pelo prof. Dr. Paulo Victor de Oliveira.

IMG-20230720-WA0052.jpg

Professoras Ana Carolina Landim, Waldima Rocha, Patrícia Gonzaga (vice-diretora do CSHNB), Mariluce Gonçalves e Márcia Mendes.

Um público estimado em aproximadamente 100 pessoas compareceu ao Auditório Severo Maria Eulálio para prestigiar o lançamento da obra. Da plateia, familiares e amigos do professor Paulo Victor acompanharam o evento. O livro é resultado de quatro longos anos de pesquisa, e evidencia, através de textos e imagens, o potencial fossilífero nato do Piauí.

IMG-20230720-WA0041.jpg

O livro aborda a Paleontologia no Piauí

A obra apresenta os fósseis como elementos da geodiversidade; conta a história da paleontologia no estado, perpassando viagens de naturalistas/especialistas em áreas das geociências e o envolvimento de várias instituições, como a Companhia de Navegação do Parnaíba; revela, ainda, fontes históricas inéditas, além de destacar a participação feminina nas pesquisas.

IMG-20230720-WA0039.jpg

Prof. Adaulto Neto, Prof. Paulo Victor e egressos do CSHNB, Joceane Layane Moura e Jhenys Maiker.

Convidado a apresentar o livro aos presentes no Auditório o historiador, mestre e doutorando, Professor da Universidade Estadual do Piauí, Campus Prof. Barros Araújo, em Picos, Adauto Duque Fonseca Neto destacou a importância e riqueza de informações presentes no material, que além de atualizar dados referentes à paleontologia da Bacia do Parnaíba enfoca, ainda, descobertas fossilíferas nas bacias sedimentares do Araripe, de Padre Marcos.

 IMG-20230720-WA0036.jpg

Alunos do Laboratório de Paleontologia, Vitória, Guilherme, Einstein, Itauana e Kariely.

O livro tem ainda como autores, além do professor Paulo Victor, Joceane Layane Rodrigues de Moura e Jhenys Maiker Santos, egressos do CSHNB e ex-orientandos do docente, que destacaram durante o evento sobre a satisfação de participar na produção da obra e sobre o contentamento em retornar ao Campus.

 IMG-20230720-WA0035.jpg

Organizador do livro, professor Paulo Victor 

O Lançamento do livro contou com momento de autógrafos e a participação da plateia com perguntas sobre a temática. A obra “Patrimônio Paleontológico do Piauí: os fósseis como testemunhos do passado” está disponível nas principais plataformas digitais de e-books, inclusive no site Editora Dialética

Fim do conteúdo da página