Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Salipi 2015: Livro sobre a Balaiada no Piauí é lançado pela EDUFPI

Salipi 2015: Livro sobre a Balaiada no Piauí é lançado pela EDUFPI

Aconteceu na noite desta segunda-feira (08) o lançamento do livro "Balaios e Bem-Te-Vis: A Guerrilha Nordestina", da historiadora, Prof.ª Dr.ª Claudete Maria Miranda Dias. O livro fala sobre a Balaiada no Piauí, revolta popular que aconteceu entre os anos de 1839 e 1841. A obra é o resultado da dissertação de Mestrado da historiadora e teve sua primeira edição publicada em 1996, atualmente está em sua terceira edição.

O lançamento ocorreu dentro da programação do Salão do Livro do Piauí (Salipi), e foi promovido pela Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI). O evento contou com a presença do Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes, do Diretor da EDUFPI, Prof. Dr. Ricardo Allagio, além de professores da UFPI, amigos e familiares.

Historiadora Claudete Dias e Diretor da EDUFPI, Prof. Dr. Ricardo Allagio

De acordo com a historiadora e escritora Claudete Dias, a Balaiada ainda é um acontecimento pouco conhecido no Piauí e pouco estudado pelos historiadores piauienses. "A Balaiada foi muito mais estudada no Maranhão do que no Piauí. No Piauí só havia o livro do professor Odilon Nunes. E isso chamou a minha atenção e me levou a escolher o tema como minha dissertação de mestrado em 1985. Quando passei a estudar a História do Piauí passei a analisar a história sob outra ótica, essa ótica que não é das autoridades e sim da população nativa e das camadas populares", destacou a historiadora.

Historiadora e Professora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Claudete Dias

Para o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes, a quantidade de livros lançados no Salipi esse ano é resultado do trabalho desenvolvido pela Editora. "A ampliação da produção dos livros da EDUFPI está possibilitando aos nossos autores colocarem suas obras no mercado e não apenas em Teresina, mas em todo Brasil. E o SALIPI é também uma oportunidade dos nossos autores se apresentarem a comunidade piauiense", declarou o Reitor da UFPI.

EDUFPI no Salipi

A Editora da UFPI (EDUFPI) lançará 21 livros durante essa edição do SaLiPi, sendo a maioria destes de autoria de professores da UFPI. Esse é o maior número de lançamentos de livros da EDUFPI em todas as edições do Salão.