Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > SaLiPi 2015: Fórum Temático debate Literatura e outros Sistemas Semióticos

SaLiPi 2015: Fórum Temático debate Literatura e outros Sistemas Semióticos

"Literatura e Outros Sistemas Semióticos" foi o nome dado ao Fórum Temático que reuniu professores da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), na tarde desta segunda-feira (08), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Foram debatidos temas que envolvem a literatura e as vertentes das produções estéticas atuais, fazendo o diálogo entre as diversas formas de arte.

O professor Feliciano Filho falou sobre "Poesia e Visualidade Contemporânea" e afirmou que é preciso trazer a literatura para as novas gerações. "O maior desafio é despertar nos jovens o gosto pela leitura. A literatura sem leitores não se realiza, então, é preciso colocar o livro de uma forma que eles compreendam que é por meio da leitura que se adquire o conhecimento", declarou.

O tema "Literatura Infanto-Juvenil em Tempos de Cibercultura" foi apresentado pelo professor Diógenes Buenos Aires. "Examinamos como a literatura circula e se constitui no universo da cibercultura, tanto no livro impresso quanto no meio eletrônico", explicou o professor.

A relação entre cinema e literatura também foi apresentada no fórum. O professor Wanderson Lima tomou como base as produções do famoso cineasta norte-americano Tim Burton, desde as produções cinematográficas até as obras literárias. Além disso, ainda foi discutida a importância da multidisciplinarização da literatura nos dias atuais. "Houve um tempo em que se separava as áreas de forma muito estanque e hoje está havendo essa tendência de encontrar elementos em comum entre as diversas formas de expressão artística. A mesa de hoje propicia isso: o diálogo entre as diversas formas de arte", declarou.

Ainda neste quarto dia de SaLiPi está programado um encontro poético com Salgado Maranhão (RJ), Thiago E (PI) e Sergio Kohn (RJ), às 19 horas, no Cine Teatro da UFPI.