Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Salipi 2015: Formando novos leitores no Piauí

Salipi 2015: Formando novos leitores no Piauí

Olhos brilhando, mãos cheias de livros, sorriso estampado no rosto. Dezenas de crianças visitam diariamente o Salão do Livro do Piauí (Salipi) no Espaço Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o cenário é sempre o mesmo, elas mal conseguem conter a felicidade diante da infinidade de livros à sua disposição, muitos com capas brilhantes e cheias de desenhos para atrair a atenção desse público que a cada ano conquista mais espaço dentro do Salipi.

Espaço Criança promovendo o contato com a leitura

Esse ano o Circo das Letras transformou-se em Espaço Criança, para receber o público infantil durante os dias do evento. Nesse espaço são realizadas atividades lúdicas como oficinas de arte, teatro de bonecos, rodas de leitura, entre outros. Crislany Quaresma, voluntária do Salipi no Espaço Criança, explica que a proposta do espaço é inserir as crianças no hábito da leitura de uma forma lúdica e interativa. "O objetivo do espaço é promover o contato com a leitura, e para isso nós envolvemos músicas, explorando as letras dessas músicas, e outras atividades como a pintura, sendo o foco principal o contato com o livro, através das ilustrações, do texto e dos personagens", afirma.

Estudante participando das oficinas de arte

Para a professora Luciene Gomes, Diretora do Centro Municipal de Educação Infantil Ariano Suassuna, trazer as crianças para o Salão do Livro é uma forma de incentivar o hábito da leitura. "Eles estão encantados escolhendo os livros para comprar com o cheque-livro. Eles também participam de rodas de leitura, desenvolvendo assim o gosto e o interesse pelos livros", destaca a diretora. O cheque-livro é uma iniciativa dos Governos Estadual e Municipal, através das secretarias de educação. Foram disponibilizados cheques no valor de R$ 5,00 para distribuir entre os alunos da rede pública e que pode ser utilizado na compra de livros durante o Salipi.

Pedagoga e vendedora de livros infantis, Sílvia Ramos

A vendedora de livros infantis e pedagoga Sílvia Ramos, afirma que a expectativa para venda de livros é grande durante o Salão, principalmente durante a semana com a visita das escolas. "Nossa expectativa é muito grande, o fluxo de crianças aumentou muito hoje porque elas estão vindo com as escolas, já que não houve aula no sábado e no domingo", afirma a vendedora.

Espaço Criança

O Espaço Criança é realizado em parceria com artistas locais, oferecendo entretenimento aliado à informação educacional, cuidadosamente planejado para este público especial. Algumas das atrações são: palhaços, malabaristas, cantores, músicos e corais infantis, contadores de história, mamulengueiros, etc. Além disso, o espaço conta ainda com saraus, oficinas de desenho, pintura, massinha, peças teatrais, entre outras atividades.