Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Campus de Picos realiza V Semana Acadêmica de Pedagogia

Campus de Picos realiza V Semana Acadêmica de Pedagogia

Entre os dias 10 e 12 de junho acontecerá no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB) da Universidade Federal do Piauí, em Picos, a V Semana Acadêmica de Pedagogia. O evento será realizado pela Coordenação do curso e tem o objetivo de promover o debate sobre temas de relevância no campo da educação, considerando assuntos inscritos na agenda global das políticas e práticas educativas em diálogo com demandas locais que desafiam os organismos gestores e instituições escolares.

A Semana Acadêmica tem como tema "A multidimensionalidade da Pedagogia: espaços, saberes e processos da intervenção pedagógica". Ao definir esse foco temático, intenciona-se instaurar um diálogo formativo sobre as múltiplas possibilidades da Pedagogia como conhecimento, curso e profissão na sociedade contemporânea, evidenciando o caráter ético e emancipador da intervenção pedagógica.

Na ocasião, acontecerão comunicações orais e exposição de pôsteres, resultados de pesquisas concluídas e/ou em andamento, minicursos, conferências, oficinas e mesas redondas. Neste ano, essas atividades são conectadas às rodas de conversa e plenária integrativa, estratégias que fortalecem o diálogo entre universidade e escola.

Com a promoção destas atividades se pretende reunir estudantes e professores do curso de Pedagogia e das demais licenciaturas do CSHNB/UFPI (História, Letras, Biologia e Matemática), profissionais da educação atuantes em escolas e outros ambientes não-escolares na cidade de Picos e de diversas cidades da região.

A realização deste evento se justifica pela possibilidade de envolver estudantes e profissionais da educação em um espaço propício para o intercâmbio de saberes, experiências e práticas no campo da produção acadêmica e na práxis educativa. Acredita-se que o evento fomentará discussões em níveis e tendências diversas, uma vez que congregará vários agentes sociais e institucionais, engajados no debate em favor da melhoria da qualidade na educação pública e nas práticas pedagógicas desenvolvidas em espaços não-escolares.

Mais informações no site do evento: http://vsemanadepedagogiaufpi.com.br/