Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > SaLiPi 2015: Cineas Santos realiza palestra sobre Teresina provinciana
Início do conteúdo da página

SaLiPi 2015: Cineas Santos realiza palestra sobre Teresina provinciana

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Palestra aconteceu no Cine Teatro

"A melhor parte de Teresina já era a Cultura", essas palavras marcaram a palestra "Meninos, eu vi: Meio século de chapada", ministrada na manhã desta segunda-feira (08), pelo Prof. Cineas Santos. O espectador presente no Cine Teatro foi convidado a mergulhar no universo de uma Teresina provinciana do ano de 1965. A conversa conduzida em tom descontraído narra os hábitos da população local, abordando os detalhes que naquele período eram corriqueiros, como o costume de lavar roupa no leito do rio Parnaíba, entre outras situações curiosas.

Palestrante, Professor Cineas Santos

O termo, "Meninos, eu vi", faz referência ao poema Juca Pirama, do poeta maranhense Gonçalves Dias, enquanto a segunda parte, "Meio século de chapada", é uma alusão ao período que o poeta Cineas Santos chegou à Teresina, ou seja, no dia 02 de maio de 1965. "É um passeio sobre a Cultura do Piauí em um recorte de meio século. E como tudo que eu participo, será uma conversa bem descontraída, falando de momentos que pude ver e fazer parte aqui em Teresina, durante este período", comentou Cineas Santos.

A palestra também contou com a presença de amigos ilustres do poeta, entre eles Salgado Maranhão, Zózimo Tavares, Paulo José Cunha e outros. "Eu tenho a honra de ser amigo do Cineas e poder acompanhar a trajetória dele há muito tempo. Sempre que possível, procuro participar dos eventos em que ele está presente. Ele é um dinamizador cultural, e tudo que ele faz, tem muito carinho e dedicação", destacou o Prof. Paulo José Cunha.

Além de outras atividades, neste quarto dia de SaLiPi está programada a discussão "Literatura e outros sistemas semióticos", com os professores: Feliciano Filho, Diógenes Buenos Aires e Wanderson Lima.

Fim do conteúdo da página