Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > 29 de Maio: Dia do Estatístico

29 de Maio: Dia do Estatístico

Nesta sexta-feira (29) comemora-se o Dia do Estatístico. Em 1936, na mesma data, o Instituto Nacional de Estatística deu início às suas atividades, fato que determinou a celebração da profissão. No ano seguinte, o Conselho Brasileiro de Geografia incorporou-se ao INE, formando o que conhecemos hoje por IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

A palavra "Estatística" vem do alemão "Statistik", criada pelo cientista Schmeitzel, a partir do latim statisticum, que significa analisar, verificar. Compete ao estatístico utilizar técnicas para fazer levantamentos e análises de informações, planejar e realizar experimentos e pesquisas em vários setores, além de formular e promover a solução dos problemas mais complicados relativos à otimização de processos.

A Universidade Federal do Piauí parabeniza a todos os Estatísticos e futuros Estatísticos.