Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Campus de Parnaíba receberá o artista argentino Gonzalo Alfonsín

Campus de Parnaíba receberá o artista argentino Gonzalo Alfonsín

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), com o apoio do Campus Ministro Reis Veloso e da Pró-Reitoria de Extensão (PREX/UFPI), receberá na cidade de Parnaíba, nesta terça-feira, 19, no SESC Avenida, o artista argentino Gonzalo Alfonsín da peça El Colibrí.

A atividade resulta da parceria feita com o Festival Itinerante de Teatro Latino Americano Âmbar (FITLÂ), do qual o artista é organizador. A convite do FITLÂ e com o apoio da PREX/UFPI, a professora Paula Molinari participou da edição 2015 do Festival, realizado em Salvador (BA).

Gonzalo Alfonsín em  Teresina

O artista argentino, integrante do Colectivo Âmbar, Gonzalo Alfonsín, que veio a Teresina  semana passada, para uma residência artística com a professora Dra. Paula Molinari, dentro das atividades do Grupo de Pesquisa Performance e Pedagogia Wolfsohn/Molinari (CNPq).

Como um gesto de troca de conhecimentos, o artista conduziu uma formação para os jovens do Programa de Extensão Música em Conceito-Ação (PROEMUCA). A partir dessa formação, os estudantes do PROEMUCA farão intervenções artísticas durante o I ENFORUFPI - Encontro sobre Formação de Professores em Exercício na Educação Básica (http://www.enforufpi.ufpi.br) e o Salão do Livro do Piauí (SALIPI).

Sobre Gonzalo Alfonsín

Gonzalo Alfonsin é ator e docente de teatro. Nascido e formado na Argentina, trabalhou também no Uruguai, Chile, Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Cuba, México, Estados Unidos, Canadá, Espanha e Emiratos Árabes Unidos. Estudou na Escuela Nacional de Arte Dramático (ENAD / IUNA) de Buenos Aires. Formou-se na técnica Clown com Wálter Velázquez, Gabriel Chamé Buendía, Hernán Gené e Luis Regalía (entre outros), e na técnica Impro com Osqui Guzmàn e Omar Argentino Galván. Trabalhou com o Teatro de los Andes (Yotala, Bolivia) e com o Grupo de Teatro Malayerba (Quito, Equador). Estuda canto e técnica vocal desde o ano 2006. Realizou seminários de Comédia Física, Bufão, Dramaturgia, Comédia da Arte, Máscaras Balinesas e Teatro Antropológico (entre outros). Como ator participou em mais de trinta espetáculos. Formo parte do grupo El Bachin Teatro, participando em suas duas primeiras peças: "El Apoteótico Final Organizado" (Liberarte, 2001) e "Siberia" (C.C.de la Cooperación, 2003). É membro fundador do conjunto músico-teatral Morocco Topo Gipsy Band (2003-2008) com o qual montou dois espetáculos: "Moroccotopoteando" (2004) e "Me morocco de la risa" (2006). É autor e intérprete de "Cháchara de Arte", unipessoal ganhador de seis prêmios internacionais, e de "Popurrí", espetáculo músico-teatral apresentado em mais de 30 cidades da América. Seu último trabalho é "Fronteiras", coprodução internacional dirigida por Arístides Vargas. Como docente trabalha ininterruptamente desde 2001, tanto em oficinas particulares como em instituições públicas, escolas e ONGs. Desde 2012 é membro e representante pela Argentina do Coletivo Âmbar, rede de artistas e promotores cênicos latino-americanos.