Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Seminário de Práticas Educativas leva discussão acerca da Educação Básica

Seminário de Práticas Educativas leva discussão acerca da Educação Básica

Teve início na manhã desta quinta-feira (26), o Seminário sobre Práticas Educativas e Inovadoras na Educação Básica. O evento é promovido pela Coordenação Institucional do Programa de Consolidação das Licenciaturas da Universidade Federal do Piauí. O Seminário, que terá duração de dois dias, terá como objetivo discutir a experiência docente e inovações dentro das salas de aula.

Abertura do evento contou com apresentação artística de Marcell Régis

A solenidade de abertura aconteceu no Cine Teatro da UFPI, e estiveram presentes a Pró-Reitora de Ensino de Graduação (PREG), Prof.ª Dr.ª Maria do Socorro Leal; o Diretor do Centro de Ciências da Educação (CCE), Prof. Dr. José Augusto de Carvalho; a representante da Direção do Centro de Ciências da Natureza (CCN), Prof.ª Dr.ª Gardene Maria de Sousa; a Coordenadora titular do prodocência da UFPI, Prof.ª Dr.ª Neide Cavalcante; a Coordenadora adjunta do prodocência da UFPI, Prof.ª Dr.ª Hilda Mara Lopes; a representante da Licenciatura em Pedagogia, Prof.ª Dr.ª Norma Patricya Soares; a representante da Licenciatura em Artes Visuais, Prof.ª Dr.ª Pollyana Pinto Coelho; a representante da Licenciatura em Biologia, Prof.ª Dr.ª Sandra Dantas; e a representante da Licenciatura em Música, Prof.ª Paula Molinari.

Coordenadora titular do prodocência da UFPI, Prof.ª Dr.ª Neide Cavalcante

Segundo a Coordenadora do prodocência da UFPI, Prof.ª Dr.ª Neide Cavalcante, o Seminário é uma das atividades que está contemplada no projeto de consolidação das licenciaturas. "Atualmente temos cinco cursos, envolvidos neste projeto: Pedagogia, Música, Artes Visuais, Biologia e Letras. Estas graduações são todas licenciaturas, que formam professores que irão atuar na educação básica. Mas, a nossa intenção hoje, não é discutir teorias, é apresentar alternativas para os docentes e alunos poderem vivenciar experiências práticas, e então trabalhar em conjunto na escola básica", destacou.

O Diretor do CCE, Prof. Dr. José Augusto de Carvalho, fala da necessidade de transformar as práticas pedagógicas, na educação básica. "Nós percebemos diferentes tendências da educação no contexto educacional, e nós precisamos trabalhar com algo que transforme a realidade e que este conteúdo científico trabalhado se aproxime cada vez mais do cotidiano da comunidade escolar. Por outro lado estamos em um momento em que a influencia da ciência e da tecnologia é cada vez mais significativa na sociedade brasileira, então o ambiente escolar precisa sempre estar atualizado, sempre na vanguarda dessas transformações", ressaltou.

Prof. Dr. Júlio Emílio Diniz Bezerra ministrando palestra

A primeira palestra "Desafios e possibilidades da construção coletiva de práticas educativas e inovadoras" ministrada pelo Prof. Dr. Júlio Emílio Diniz Bezerra (UFMG) iniciou a programação do Seminário. Ao longo da tarde desta quinta (26) e sexta-feira (27), serão realizadas mesas-rendondas e oficinas pedagógicas.