Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Vice-Reitora participa de comemoração do dia da Mulher na ADUFPI

Vice-Reitora participa de comemoração do dia da Mulher na ADUFPI

A Vice-Reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, participou do evento "Conversa de Mulheres com Homens: construção para a igualdade entre gênero", em comemoração ao Dia da Mulher, promovido pela Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI), nesse domingo (08), na sede social do sindicato. O evento teve também como convidada a Prof.ª Dr.ª Rosângela Sousa.

Em sua fala, a professora Nadir Nogueira destacou as conquistas e ocupação de espaços das mulheres na sociedade atual. Quando perguntada sobre as dificuldades de ser uma mulher que precisa conciliar a carreira de pesquisadora, professora, e agora gestora, com a rotina de ser mãe, esposa e dona de casa, ela declarou que o processo foi construído de forma natural e não constitui um desafio.

"Quando comecei a vida acadêmica, já vislumbrava a possibilidade da docência, então esse meu caminhar, essa minha chegada nesse cenário de pesquisa, mãe e mulher foi um processo natural, porque foi construído. Tem horas que fica difícil conciliar, mas procuro administrar para não me sentir culpada, para que eu me sinta feliz e realizada com o que estou fazendo. No dia-a-dia aproveito cada momento com meu filho, com minha mãe, que é meu exemplo, e dou seguimento a minha vida dessa forma, procurando conciliar e atender as minhas expectativas, aquelas que não são só minhas, mas que estejam alinhadas com as do bem comum, da universidade e da sociedade como um todo", declarou.

Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira

A Prof.ª Dr.ª Rosângela Sousa foi convidada para ministrar a palestra do dia e escolheu falar sobre o feminicídio x ciclo da violência contra a mulher. "Preparei uma palestra para conversar um pouco sobre a contribuição feminista e a produção do conhecimento, mas não estava satisfeita, porque como orientadora de trabalhos acadêmicos tenho percebido e ficado estarrecida com a violência contra a mulher e me preparei para discutir sobre o feminicídio. É estarrecedor ver como a violência contra a mulher tem cada vez mais assumido novas formas, seja do ponto de vista físico ou psicológico, e tem crescido muito, além de ser subnotificada. Precisamos de nossos companheiros para nos ajudar a enfrentar essa questão", disse.

Prof.ª Dr.ª Rosângela Sousa

Ao final da palestra, foi servido um café da manhã e todas as mulheres receberam rosas. O presidente da ADUFPI, professor Marcos Antônio, declarou que o sindicato tem um histórico de envolver os movimentos sociais, culturais e sindicais e o Dia da Mulher surgiu de uma luta de classes. "Nada mais apropriado abrir uma discussão num espaço sindical que é a ADUFPI para falar um pouco da história da mulher dentro da UFPI, na formação do conhecimento como professoras, orientadoras e pesquisadoras e a dificuldade de ser mulher nessas funções junto com as outras atribuições", finalizou.

Presidente da ADUFPI, professor Marcos Antônio