Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI inicia o projeto Mulheres Mil no Colégio Técnico de Teresina

UFPI inicia o projeto Mulheres Mil no Colégio Técnico de Teresina

A tarde desta segunda-feira (01) foi marcada pela solenidade de abertura do programa Mulheres Mil na Universidade Federal do Piauí (UFPI), o projeto é uma parceria da UFPI com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) e oferece cursos de profissionalização e complementação de estudos às mulheres em situação de vulnerabilidade social, visando facilitar sua inclusão social.

Administração Superior se reúne com organizadores da iniciativa

Na ocasião estiveram presentes o Reitor Prof. Dr. José Arimatéia Dantas, a Vice-Reitora Profa. Dra. Nadir Nogueira, o Diretor do Colégio Técnico de Teresina (CTT) da UFPI Prof. Dr. José Bento,o Coordenador do Ensino Básico Técnico e Tecnológico Prof. Dr. Francisco de Assis Sinimbu Neto, a vice-diretora do CTT e supervisora do projeto mulheres mil Profa. Dra. Rita de Cássia, o Coordenador do PRONATEC Francisco Eduardo Mousinho,  Pró-reitores, Coordenadores, além de professores da instituição e alunas dos cursos que serão ofertados pelo programa.

O Reitor Prof. Dr. Arimatéia Dantas deu as boas-vindas as alunas da ação Mulheres Mil e declarou: "Nossa instituição é voltada para a inclusão social, aproveitem esses cursos pois com técnica e talento não tem quem as segure, terei o prazer de no final, entregar o certificado a cada uma de vocês. A principal arma para mudar o mundo é a educação".

Vice- Reitora Profa. Dra. Nadir Nogueira comenta sobre o projeto

"Essa é uma grande oportunidade de desenvolver talentos, descobrir potencial, e vem para incluir as mulheres no mercado de trabalho, desenvolvendo atividades para a melhoria da condição social para que possam chegar ondem querem, este é o momento de realizar sonhos, e isso é só o começo", declarou a Vice-Reitora Profa. Dra. Nadir Nogueira

O Prof. Dr. José Bento parabenizou as alunas que integram os cursos e declarou "É com alegria que recebemos essas pessoas aqui, nós adaptamos espaço do CTT- Teresina para abrigar os cursos na instituição e pretendemos continuar avançando com esse projeto."

O coordenador do PRONATEC, Edinaldo Mousinho declarou: "A ação Mulheres Mil já existe há 10 anos, mas no PRONATEC a ação é nova, foi iniciada ano passado e ocorreu devido a uma demanda da população, veio com o objetivo de fortalecer a cidadania dessas mulheres, portanto, sejam todas muito bem-vindas".

Em seu discurso, a Supervisora do projeto, Rita de Cássia Magalhães demonstrou confiança na ação e nas alunas: "Temos o desejo de que as mulheres tenham mais sonhos, o projeto veio para acordar e mostrar que vocês são capazes, tenham a certeza de que esses cursos vão mudar suas vidas. Confiem em nós, porque nós estamos confiando em vocês".

Coordenadora do Projeto Mulheres Mil recepciona participantes

O projeto Mulheres Mil é uma ação do programa do Governo Federal Brasil sem Miséria, implantado na região norte e nordeste e está em fase de expansão para todo o Brasil. Na UFPI, serão inicialmente dois cursos, de Confeiteiro e de produtor de hortícolas, escolhidos pela própria comunidade de acordo com suas necessidades e vocações econômicas da região, o que é o diferencial do programa. As aulas serão ministradas no Colégio Técnico de Teresina. Além dos cursos técnicos as alunas do projeto Mulheres Mil terão aulas de Português, Matemática, informática e apoio psicológico.