Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Artigos de professor da UFPI ganham destaque nacional e internacional

Artigos de professor da UFPI ganham destaque nacional e internacional

O Prof. Johny Santana de Araújo, docente do Departamento de Geografia e História, do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) da Universdade Federal do Piauí (UFPI), teve seu artigo intitulado "Serão presos e reduzidos à escravidão: O tênue limite entre a liberdade e o alistamento militar na Província de Piauí durante a guerra do Paraguai 1865-1866", publicado na revista norte americana Delaware Review of Latin American Studies (DeRLAS) da Universidade de Delaware.

O artigo trata do alistamento militar no Piauí durante a segunda metade do século XIX para a Guerra contra o Paraguai ocorrida entre 1865 a 1870, abordando como os diferentes atores sociais, guardas nacionais, pobres livres e escravos da então Província do Piauí foram incorporados nas Forças armadas.

Em dezembro de 2013, o artigo "A divulgação e propaganda da Guerra do Paraguai nos jornais piauienses 1864-1869", também de autoria do Prof. Johny Santana, foi publicado na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, a mais antiga Revista de História do Brasil e qualis A1.

O estudo é sobre a propaganda nos jornais da Província do Piauí para a guerra do Paraguai e enfoca como os jornais em associação ao governo imperial cooptou através de um discurso de propaganda nacionalista o voluntariado para a guerra.

Confira o link do artigo "Serão presos e reduzidos à escravidão: O tênue limite entre a liberdade e o alistamento militar na Província de Piauí durante a guerra do Paraguai 1865-1866" na revista: http://www.udel.edu/LAS/Vol15-1SantanadeAraujo.html

Confira o link do artigo "A divulgação e propaganda da Guerra do Paraguai nos jornais piauienses 1864-1869" na revista: http://www.ihgb.org.br/trf_arq.php?r=rihgb2013numero0460.pdf