Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC/UFPI

Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC/UFPI

Assegurar a alfabetização de crianças com até oito anos de idade. Esse é o objetivo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). No período de 26 a 30 de agosto, acontece no Centro de Ciências da Educação (CCE), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o II Encontro de Formação de orientadores estaduais do PNAIC/UFPI. O Pacto é um acordo feito entre o Governo Federal e os municípios brasileiros.

O Seminário é uma consolidação das ações do ano de 2013, que teve como foco a formação dos professores em Língua Portuguesa. Neste ano de 2014 ocorre a capacitação de 440 orientadores de estudo nas áreas de Português e de Matemática. Segundo a coordenadora geral do PNAIC no Piauí, Profa. Dra. Antônia Edna Brito, "a formação acontece por meio de discussões teóricas, oficinas, levando em conta as necessidades formativas dos professores. Esses 440 orientadores de estudo que estão sendo formados aqui na UFPI irão formar 8.000 professores alfabetizadores em todo o estado", explicou.

Profª Antônia Edna Brito, coordenadora geral do PNAIC no Piauí

O evento conta com apresentações culturais, palestras e relatórios de experiência dos municípios do Piauí, sendo um espaço de divulgação dos resultados das ações obtidos por meio da formação estratégica promovida pelo PNAIC.

De acordo com a Profa. Francisca Nascimento, formadora de Língua Portuguesa, que acompanha o projeto desde o início, "o Pacto resgatou a questão da alfabetização nas séries iniciais, pois o foco do programa é a alfabetização das crianças até os oito anos de idade".

Profa. Francisca Nascimento, formadora de Língua Portuguesa

Para o Prof. João Eliandro, formador de Matemática, o projeto é de extrema importância, pois trabalha a qualidade do ensino da Matemática nas séries iniciais, dentro do ciclo de alfabetização. "Acredito que todo município tem que olhar para esse programa como uma joia rara, pois é de fato a porta de entrada da educação e da alfabetização das crianças. Vejo o programa como algo muito positivo para o ensino de matemática, facilitando e desmistificando o ensino da disciplina", disse.

Segundo a supervisora do PNAIC na UFPI, Maria da Glória Soares, o projeto é uma experiência positiva para a universidade e para todo o estado. "É um projeto inovador, que tem mostrado ao que veio, tanto no sentido das formações quanto no material que oferece. As pessoas envolvidas estão sintonizadas com a proposta do programa e realizando de fato um trabalho que será positivo em termos de alfabetização e de crescimento do potencial alfabetizador do Piauí", avaliou.

Supervisora do PNAIC na UFPI, Maria da Glória Soares

Formadores e orientadores

Material confeccionado pelos orientadores durante o PNAIC