Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Turma de História da UFPI produz artigos sobre o Museu do Piauí

Turma de História da UFPI produz artigos sobre o Museu do Piauí

No dia 06 de agosto, a disciplina de Estágio Supervisionado I do curso de História, ministrada pela Prof.ª Dr.ª Maryneves Saraiva, do Departamento de Geografia e História da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizou uma apresentação de artigos sobre o Museu do Piauí - Casa Odilon Nunes no próprio museu.

Ao todo foram 16 artigos apresentados, oriundos de pesquisas realizadas durante quatro meses, sendo um dos trabalhos feito pela Prof.ª Msª Maryneves Saraiva, intitulado "Narrar experiências históricas e culturais no Museu do Piauí Casa Odilon Nunes". A apresentação também contou com depoimentos de estudantes e de funcionários do Museu, como a professora do Programa Educativo do Museu do Piauí: "Museu, a outra Sala", Elaini de Carvalho Pacheco. Na ocasião, também estavam presentes a diretora do Museu, Dora Medeiros, e a historiadora Jacinta Ramos.

Segundo a Prof.ª Dr.ª Maryneves Saraiva, a realização dessa apresentação é importante para despertar a pesquisa histórica para os alunos e professores num lugar que é considerado recheado de representações e de memória. "O Museu nos permite problematizar, dialogar com os objetos museais, com a literatura do Brasil, nos aproximar de algo possível para a construção de uma narrativa histórica articulada a um debate historiográfico com autores nacionais e internacionais".

O objetivo principal dessa apresentação de artigos como nota da disciplina de Estágio Supervisionado I foi cumprir em um espaço curto de tempo, uma pesquisa com resultados de artigos nas diversas percepções e leituras, mas todos com referência ao Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes, visto que as produções são escassas e pouco estimuladas aos historiadores. "Por isso que o Museu e seus acervos ganham tanto valor educativo, pela capacidade de exercitar sensações e conversar com o contemporâneo'', completa a professora Maryneves Saraiva.

Dentre os títulos dos artigos estavam "Uma breve história do Piauí colonial vista do Museu do Piauí Casa Odilon Nunes"; "Perspectivas de ensino de História no Museu do Piauí: iniciando um projeto com alunos do ensino médio"; "Representações culturais no Museu do Piauí Casa Odilon Nunes"; "O Museu do Piauí, sua história, acervo e gestão"; "Percurso biográfico de Odilon Nunes"; "O Museu do Piauí e seu público: construção e formação da identidade piauiense"; "A visibilidade do artesanato piauiense no Museu do Piauí"; e "A representação da memória LGBT na Museologia Social".

Confira fotos de algumas apresentações dos artigos: