Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI desenvolve pesquisa sobre eficiência energética em escolas

UFPI desenvolve pesquisa sobre eficiência energética em escolas

O período mais quente do ano está chegando em todo o Piauí. Mais conhecido como B-R-O-BRÓ, ele engloba os meses de Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro. É comum as temperaturas alcançarem os 40º C em todo o estado, especialmente na capital, onde a população encontra formas de amenizar o calor usando condicionadores de ar e ventiladores quase em tempo integral, aumentando assim o consumo de energia elétrica. A partir dessa realidade, pesquisadores da Universidade Federal do Piauí, tem desenvolvido um estudo sobre eficiência energética em grandes espaços, com foco nas escolas públicas municipais de Teresina.

A pesquisa é desenvolvida pelo Núcleo de Referência em Ciências Ambientais do Trópico Ecotonal do Nordeste (TROPEN) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com a Eletrobrás e com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). O estudo busca avaliar técnicas e indicadores de eficiência energética, visando dar sustentabilidade à gestão da energia elétrica em escolas públicas municipais de Teresina. E a partir disso, desenvolver os objetivos específicos da pesquisa que são: definir indicadores de eficiência energética e avaliar a aplicação da metodologia em escolas públicas municipais de Teresina, e ainda desenhar plano de ações de maior eficiência energética para escolas públicas municipais selecionadas, entre outros fatores.

O estudo dará suporte à dissertação do mestrando Joselito Félix Silva, sob orientação do professor da UFPI, João Batista Lopes, Doutor em Energia Nuclear em Agricultura pela Universidade de São Paulo (USP) e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, tendo como coorientadores os professores Alexandre Rasi Aoki da UFPR, Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), e a professora Wilza Gomes Reis Lopes, Doutora em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Pesquisa

Durante a pesquisa, Joselito Félix visitou mais de 100 escolas da rede pública municipal de ensino de Teresina, levantando dados físicos da edificação, horários de funcionamento e operação, infraestrutura e equipamentos existentes, instalações elétricas, quantidade de professores, funcionários e alunos, bem como a existência de áreas disponíveis para plantio de árvores, uso de sensores de luz para controlar as lâmpadas e de condicionadores de ar, dentre outros fatores.

No final do estudo, será feito um ranking das escolas em termos de eficiência no uso de energia, com caracterização dentre os fatores levantados, os que contribuíram positiva ou negativamente para a classificação das instituições. "Como consequência, será disponibilizado importante instrumento para os gestores tomarem decisão e usarem de forma sustentável os recursos energéticos", afirma o professor João Batista.

O processo de apresentação dos resultados adquiridos no decorrer da pesquisa ocorrerá por meio de publicação de artigos em periódicos científicos e também com palestras educativas, principalmente nas escolas que colaboraram para a realização do estudo, de modo que a pesquisa tenha alcance social, pela divulgação mais ampla dos fatores que podem interferir no aumento do consumo ocasionando na redução de desperdício de energia elétrica.