Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor da Universidade de Montana realiza palestra no Campus de Parnaíba

Professor da Universidade de Montana realiza palestra no Campus de Parnaíba

O professor da Universidade de Montana (USA), Dr.º Alessander Danna dos Santos, esteve nessa segunda-feira (28) ministrando palestra sobre "Neuromecanismos de Controle Muscular" aos alunos do curso de Fisioterapia do Campus Ministro Reis Velloso, em Parnaíba. Os estudos realizados pelo professor estão ligados à capacidade do ser humano em manter-se na posição vertical, incluindo o estudo das características mecânicas do sistema musculoesquelético e a eficiência do sistema neuromuscular em controlar os desequilíbrios impostos por esta complexidade mecânica.

Durante a apresentação, ele abordou alguns destes princípios, incluindo a interação mecânica decorrente do posicionamento do tronco, membros superiores e cabeça sobre os membros inferiores. "Sob esta condição, a orientação vertical deste mesmos segmentos, o posicionamento do centro de massa corporal, o grande número de articulações, e a estreita base de apoio contribuem para tornar o corpo humano mecanicamente instável. Dessa forma, o sistema postural deve garantir um controle preciso de um grande conjunto de músculos", destacou o palestrante.

Dr. Santos também demonstrou métodos operacionais para o reconhecimento e quantificação de sinergias multimusculares com base na análise de sinais de Eletromiográficas (EMG).

Alunos de Fisioterapia da UFPI durante a palestra do fisioterapeuta brasileiro e professor da Universidade de Montana Dr. Alessander Danna dos Santos

Alessander Danna dos Santos - fisioterapeuta brasileiro, com PhD em Controle Motor Humano na Penn State University (USA) e pós-doutorado em Cinesiologia na Escola Universidade Estadual do Arizona. Atualmente, ele é diretor do Laboratório de Controle Motor e diretor do Laboratório de Anatomia da Faculdade de Fisioterapia da Universidade de Montana. Suas publicações incluem artigos em revistas de referência na área, como o Jornal de Neurofisiologia e Experimental Brain Research.