Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Parnaíba: Alunos do curso de Fisioterapia fazem visita técnica ao CIES

Parnaíba: Alunos do curso de Fisioterapia fazem visita técnica ao CIES

Na segunda-feira (21), os alunos do Curso de Fisioterapia do Campus Ministro Reis Velloso (CMRV) tiveram a oportunidade de realizar visita técnica ao Centro Integrado de Educação Especial (CIES) em Teresina. O CIES presta atendimento educacional especializado contando com uma equipe multiprofissional para favorecer a inserção da criança com deficiência na sociedade e na escola regular.

Uma das coordenadoras do CIES, a professora Fátima Macedo, apresentou o local aos discentes e explanou sobre a realidade do Centro. Ela explicou que perfil do público atendido pelo CIES mudou. "No passado, era constituído em sua maioria por crianças com sequelas da paralisia cerebral e, na atualidade, há um maior número de casos de autismo", declarou.

Coordenadora do CIES apresenta o Centro aos alunos de Fisioterapia

Os alunos, orientados pela Professora do Curso de Fisioterapia Nidiany Medeiros, realizaram exposição de materiais confeccionados por eles e que podem ser usados na terapia para estimular o desenvolvimento psicomotor. Durante o evento, as crianças do CIES participaram ativamente usando o material desenvolvido e que foi doado ao Centro.

Aluna do CIES com materiais doados pelo Curso de Fisioterapia da UFPI

A ocasião permitiu uma vivência enriquecedora aos alunos do Curso de Fisioterapia. "Foi muito gratificante e permitiu aprendizagem para ambas as partes. Essa experiência será levada por toda minha vida profissional", relatou a aluna Priscila Siqueira.

Visita ao CIES possibilita articulação entre teoria e prática

Para a coordenadora do curso, Prof.ª Ms Dionis Machado, "esses momentos de aprendizagem fora de sala de aula devem ser incentivados pois permitem ao aluno ter uma prática mais próxima da realidade" , destacou.

A Coordenação do Curso tem se empenhado em favorecer a articulação entre teoria e prática e promover a aproximação dos discentes com as diversas áreas da Fisioterapia desde os primeiros períodos do curso.

CIES

O Centro Integrado de Educação Especial (CIES) foi inaugurado em 2007 e idealizado para o atendimento de crianças de 3 a 14 anos, promovendo a acolhida da família e estimulando o desenvolvimento da criança com deficiência intelectual.