Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI sedia evento inédito no Brasil sobre Arte Rupestre

UFPI sedia evento inédito no Brasil sobre Arte Rupestre

A realização de um sonho. Assim a Prof.ª Dr.ª Conceição Lage, diretora do Centro de Ciências Naturais (CCN) e coordenadora do evento, classificou o X Simpósio Internacional de Arte Rupestre (SIAR) e V Reunião da Associação Brasileira de Arte Rupestre, na solenidade de abertura do evento, na manhã desta segunda-feira (21), no Cine Teatro da UFPI. Com o tema "Arte Rupestre: Pesquisa e Inclusão Social", o SIAR é realizado pela primeira vez no Brasil e a articulação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para sediá-lo começou em 2010.

Prof.ª Dr.ª Conceição Lage

Durante a solenidade, a Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, representando o Reitor Prof. Dr. José Arimatéia Lopes, lembrou a atuação da pesquisadora Niéde Guidon na Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, e do trabalho da Universidade em fomentar estudos e pesquisas na área de arqueologia e formação de material humano qualificado.

Mesa de honra da solenidade de abertura do X Simpósio Internacional de Arte Rupestre (SIAR)

Segundo a Vice-Reitora, a realização do evento na Instituição "reflete um conjunto de ações que a Universidade vem desenvolvendo, junto ao Governo do Estado, que contribuem para a valorização da Serra da Capivara, patrimônio da humanidade; esses trabalhos tomaram dimensão e importância mundial. Pelos temas abordados aqui, esperamos um avanço nas pesquisas nessa área, fortalecer o programa de pós-graduação e as parcerias, e que venha repercutir na questão social", declarou Nadir Nogueira.

Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira

A temática do evento aborda a relação da pesquisa com a valorização das comunidades que vivem no entorno dos sítios arqueológicos. "Essa temática é no sentido de mostrar aos alunos a importância do contato com essa população de hoje, onde os sítios estão inseridos, porque são eles que moram lá, que vivem lá, que cuidam deles (sítios), por isso que tem muito na programação sobre preservação e inclusão", destacou a Conceição Lage.
Participam do Simpósio pesquisadores da Argentina, França, México, Alemanha e diversas regiões do Brasil.

Solenidade

O grupo piauiense Octeto abriu o evento com a música Disparada, de Jair Rodrigues. A mesa de honra foi formada pela Vice-Reitora da UFPI, representante do Simpósio Internacional de Arte Rupestre (SIAR), professor e pesquisador Carlos Aschero; O vice-presidente da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB), Prof. Dr. Flávio Callipi; e a diretora do Centro de Ciências da Natureza (CCN) e organizadora do evento, Profª Drª Conceição Lage.

Apresentação do Grupo Vocal Octeto

Conferência de abertura

A professora doutora Gabriela Martin, da Universidade Federal de Pernambuco, foi convidada para ministrar a conferência de abertura, com o tema "Dispersão e difusão das tradições rupestres no nordeste do Brasil: Caminhos de ida e volta?". Segundo a conferencista, é preciso entender "a Serra da Capivara como núcleo de irradiação da cultura, especialmente a rupestre, mas que não é somente porta de saída, mas de saída e entrada através de outros núcleos, como a Serra das Confusões, Vale do São Francisco, do Parnaíba e expor caminhos de ida e vinda, de como influencia o Nordeste e recebe essa influência de volta", destacou.

Ministrante da Conferência de abertura do X SIAR  Dr.ª Gabriela Martin (UFPE)

A programação completa do evento pode ser acessada no site do SIAR.