Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza Fórum de Discussões sobre atenção às pessoas com estomias

UFPI realiza Fórum de Discussões sobre atenção às pessoas com estomias

O Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Estomaterapia e Tecnologia (GEPEETEC) da Universidade Federal do Piauí promoveu, hoje (14), a abertura do Fórum de Discussão com tema "Atenção Integral à Saúde de Pessoas laringectomizadas e com traqueostomia", no Auditório de Departamento de Enfermagem da UFPI, em Teresina. O Evento tem objetivo de trazer debates sobre a assistência a pessoas laringectomizadas e com traquestomia, por meio de apresentação do conhecimento científico produzido e da experiência de profissionais na área.

O Fórum acontece no período de 14 a 15 de julho e conta com a participação da professora de Enfermagem da UFPI, Dr.ª Maria Helena Luz, da médica do Instituto de Neurociências, Ana Cecília Almeida, e professora da Universidade de São Paulo (USP), Dr.ª Helena Sonobe, entre outros profissionais experientes na área.

Mesa de honra do evento

Segundo a professora, Dr.ª Maria Helen Luz, o programa de extensão busca desenvolver suas atividades no âmbito da atenção integral à saúde de pessoas estomizadas. "Já desenvolvemos trabalhos na área de estomias intestinais e das vias urinárias. O Fórum visa desenvolver discussões acerca das ostomias das vias respiratórias, pois não tínhamos produzido nada em termos do conhecimento dos pacientes que passam pela traqueostomia", explica.

Ao centro a palestrante Ana Cecília Almeida, médica cirurgiã  de cabeca e pescoço, e participantes do Fórum

A programação do evento conta com debates em grupo, exposição de produtos relacionados ao cuidado do paciente laringectomizados e com traqueostomia.

Estomia

Estomia é uma abertura cirúrgica que permite a comunicação entre órgão interno e o meio externo. Existem vários locais em que este tipo de cirurgia pode ser feita. A traqueostomia é uma estomia localizada na frente do pescoço na área da traquéia e é realizada em pacientes que precisam de ventilação mecânica prolongada.

Confira a programação do evento.