Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Centro de Ciências da Natureza recebe o Projeto Reitoria Itinerante

Centro de Ciências da Natureza recebe o Projeto Reitoria Itinerante

Nesta quinta-feira (10), o Centro de Ciências da Natureza (CCN) recebe a comitiva do Projeto Reitoria Itinerante. Durante todo o dia, o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Armatéia Lopes, e membros da comitiva cumprem agenda voltada para ouvir as demandas dos coordenadores, chefes de departamento e professores dos cursos de Graduação e Pós-Graduação do referido Centro.

Comitiva do Reitoria Itinerante CCN/UFPI: Pró-reitores; superintendentes; representantes da Prefeitura Universitária (PREUNI); representantes do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI); e a diretora do CCN, Prof.ª Dr.ª Maria Conceição Lage

Reunidos pela manhã no auditório Afonso Pena (CCN), docentes e representantes da administração superior da UFPI tiveram como principais focos de discussão aspectos referentes à infraestrutura, à manutenção, à produção intelectual, às condições de trabalho dos professores e à segurança do setor. De acordo com o Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, a Universidade vem cumprindo com as principais demandas surgidas com a Reitoria Itinerante, "com diversos projetos em andamento, a exemplo de Centro de Línguas, novos cursos de Pós-Graduação e laboratório com acessibilidade".

Durante reunião realizada no auditório Afonso Pena, comitiva da Reitoria Itinerante ouve demandas de docentes

À oportunidade, os pró-reitores presentes se pronunciaram a respeito de como suas respectivas Pró-Reitorias estavam trabalhando para que as demandas fossem atendidas. Entre as soluções apresentadas pela Administração Superior da UFPI está a instalação de uma subestação da Eletrobrás (em processo de licitação) para melhorar o fornecimento de energia elétrica no Campus. Além disso, existe um projeto de instalação de uma rede wireless institucional e um projeto de instalação de 786 câmeras de vigilância para o monitoramento eletrônico 24 horas de toda a Instituição, ambos no aguardo de licitação para serem implantados.

De acordo com a diretora do CCN/UFPI, Profª. Drª. Maria Conceição Soares Meneses Lage, "o CCN foi um dos Centros que mais cresceu nos últimos anos, com a criação de quatro (04) novos cursos de Graduação - sendo três (03) ligados ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e o Curso de Ciências dos Materiais - e de Pós-Graduação (não só a nível de Mestrado, mas de Doutorado)". Segundo ela, a demanda de infraestrutura, pessoal, laboratórios e manutenção acompanhou este crescimento.

"O trabalho da Reitoria Itinerante tem sido muito importante pois aproxima o corpo docente dos dirigentes e agiliza o atendimento das demandas do Centro. Acreditamos que o modelo de gestão atual tem sido muito positivo em razão da transparência, da abertura e da clareza quanto às regras que projetos como este proporcionam, nos aproximando de uma Universidade cada vez mais moderna e que será, de fato, a UFPI que merecemos", destacou.

Proposta do Projeto Reitoria Itinerante é aproximar ainda mais administração superior da realidade dos setores da UFPI

Durante esta tarde, a comitiva do Projeto Reitoria Itinerante está visitando o CCN 2 e se reunindo em novas reuniões com a presença de  coordenadores, chefes de departamento e professores dos cursos de Graduação e Pós-Graduação.

Fotos: Kívia Rodrigues