Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estudo sobre cutia é destaque na Revista de Pesquisa Veterinária Brasileira

Estudo sobre cutia é destaque na Revista de Pesquisa Veterinária Brasileira

"Morfologia da laringe de cutias (Dasyprocta sp)", é o título do artigo de autoria da aluna de Iniciação Científica da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Andrezza Braga Soares da Silva, publicado na edição deste mês da Revista de Pesquisa Veterinária Brasileira, com apoio da UFPI e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi).

O artigo apresenta uma descrição morfológica macroscópica e microscópica da laringe da cutia e serve como base nas práticas relacionadas à clínica de silvestres, contribuindo com estudos descritivos envolvendo cutia e outros roedores. O trabalho faz parte das produções do Grupo de Pesquisa em Animais Silvestres, coordenado pelos professores do Departamento de Morfologia da UFPI Dr. Aírton Mendes Conde Júnior, ligado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS),  e Dr.ª Maria Acelina Martins de Carvalho, do Centro de Ciências Agrárias (CCA).

"Estudos sobre a morfologia desses animais são importantes pois podem ser uma alternativa para o estudo de diversos processos patológicos, além de contribuir para a preservação da espécie", justifica Andrezza Silva em seu artigo.

O professor  Airton Conde Júnior destaca a importância da seleção da foto para a capa da revista: "Ficamos felizes com a escolha da imagem do artigo para a capa da revista porque traduz a qualidade das lâminas e das fotomicrografias produzidas pelo Laboratório de Histologia do Departamento de Morfologia da UFPI/CCS, visto que, nas Ciências Morfológicas a representação dos resultados obtidos é fundamental".

Leia o artigo na íntegra AQUI

Foto de capa do periódico também de autoria Andrezza Braga Soares da Silva

PESQUISA VETERINÁRIA BRASILEIRA (Brazilian Journal of Veterinary Research) http://www.pvb.com.br - Revista bilíngüe, classificada pela CAPES com Qualys A e editada pelo Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA). Publica desde 1981, a revista divulga trabalhos originais de contribuição científica no campo da patologia veterinária lato sensu, principalmente sobre doenças de animais de produção, incluindo epidemiologia, estudos populacionais e métodos de diagnóstico.

A revista está indexada em: SciELO - Scientific Electronic Library Online (www.scielo.br/pvb); ISI/Thomson Reuters, em seus produtos Science Citation Index Expanded e BIOSIS Previews; CABI, nas bases-chaves CAB Abstracts e Global Health e em várias bases derivadas, como: Animal Science Database e VetMedResources (para internet), Index Veterinarius e Veterinary Science Database (bases de resumos) e Veterinary Bulletin (impresso), DOAJ - Directory of Open Access Journals (http://www.doaj.org).