Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Pesquisa de Fisioterapia é publicada em periódico internacional

Pesquisa de Fisioterapia é publicada em periódico internacional

O grupo de pesquisa do Laboratório de Mapeamento Cerebral e Funcionalidade (LAMCEF), do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Piauí, teve artigo científico publicado no periódico internacional Journal of Physical Therapy Science.

O artigo intitulado "Comparative analysis electroencephalographic of Alpha, Beta and Gamma Bands of a healthy individual and one with hemiparesis" analisa a ativação do córtex cerebral durante a execução de um gesto motor de alimentação, comparando tal ativação entre um sujeito saudável e um com hemiparesia (paralisia parcial de um lado do corpo) decorrente de doença cerebrovascular.

O trabalho é resultado de pesquisa financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), realizado pelos docentes do Campus Ministro Reis Velloso (Parnaíba) Dr. Victor Hugo do Vale Bastos e Ms Dionis de Castro Dutra Machado, e com participação dos alunos do Curso de Fisioterapia Glenda Crispim, Rodrigo Santos, Amanda Ramos, Cáio Menezes, Rayele Moreira e Karyna Oliveira.

Segundo o professor Dr. Victor Hugo, o estudo mostrou diferente ativação cortical entre os sujeitos envolvidos, provavelmente em função da lesão cerebral apresentada pelo paciente hemiparético (com movimentação e sensibilidade diminuídas em metade do corpo). Além disso, a pesquisa respalda o uso de imagética motora (simulação mental de um ato motor, na ausência da execução real do movimento) associada a outros recursos fisioterápicos na busca pela recuperação funcional do sujeito.

A coordenadora do Curso de Fisioterapia, Prof.ª Dionis Machado, afirma que é gratificante ter mais um trabalho publicado em periódico internacional envolvendo professores e alunos do curso. "Esse resultado é fruto de um grande trabalho da equipe e também da credibilidade recebida por parte da Direção do Campus e da gestão superior da UFPI".

Journal of Physical Therapy Science - é um periódico científico com classificação A2 na área de Educação Física e B3 na Medicina I e II, segundo o sistema WebQualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Confira AQUI o artigo.