Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI participa do plano de ação para proteção do tatu-bola

UFPI participa do plano de ação para proteção do tatu-bola

O tatu-bola (Tolypeutes tricinctus) foi escolhido como mascote da Copa do Mundo de Futebol 2014. Batizado com o nome de Fuleco, mistura das palavras futebol e ecologia, a ideia de ter o animal como símbolo da Copa no Brasil foi uma iniciativa da Associação Caatinga, instituição sem fins lucrativos que tem objetivo de promover a conservação da caatinga para garantir a permanência de todas suas formas de vida.

Fuleco, mascote oficial da Copa do Mundo de Futebol 2014

Apresentação oficial do mascote durante o sorteio da Copa 2014

O Tolypeutes tricinctus é o tipo de tatu mais ameaçado do Brasil e, sua escolha é uma forma de enfatizar a importância da preservação de um bioma que só existe no Brasil .

Imagem: Site da Associação Caatinga

A partir disso, o Instituto Chico Mendes (ICmBIO) organizou o Plano de Ação (PAN) para Conservação do Tatu-bola (Tolypeutes tricinctus). Pesquisadores de universidades, institutos de pesquisa, polícia ambiental, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e representantes do terceiro setor se reuniram na cidade de Crateús, no Ceará, para desenvolver uma matriz de planejamento de ações e metas a serem cumpridas até 2019.

A professora da Universidade Federal do Piauí, Curso de Medicina Veterinária do Campus Professora Cinobelina Elvas (Bom Jesus), Lilian Catenacci, participou do encontro e esclareceu a importância do envolvimento da Universidade nas discussões. "Como a UFPI, principalmente o Campus de Bom Jesus, está locado em uma área de potencial ocorrência da espécie, temos um papel fundamental para a ampliação de conhecimentos sobre o tatu-bola, assim como auxiliar no diálogo e conscientização das pessoas para a conservação da caatinga e das espécies de plantas e bichos que nela habitam".

Segundo a professora Lilian, uma das maiores ameaças para o animal é o desmatamento e a caça ilegal da espécie, associado ao baixo conhecimento científico nas populações em vida livre.

Com a visibilidade que o mascote da Copa 2014 trouxe ao tatu-bola, foi lançada também uma campanha interinstitucional chamada "Eu Protejo o Tatu-bola". A Campanha é uma iniciativa da Associação Caatinga e tem objetivo obter recursos para o desenvolvimento do Projeto de Conservação do Tatu-bola.

Para mais informações sobre a campanha, acesso o site da Associação Caatinga e o vídeo da Campanha.

Plano de Ação para Conservação do Tatu-bola (PAN)

O Plano de Ação Nacional para Conservação do Tatu-bola tem como objetivo redução do risco de extinção de Tolypeutes tricinctus para a categoria Vulnerável e avaliação adequada do estado de conservação da espécie.

O PAN é composto por um objetivo geral, seis objetivos específicos e 38 ações. A coordenação caberá ao Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade do Cerrado e Caatinga (CECAT); a coordenação executiva à Associação Caatinga, e a supervisão à Coordenação Geral de Manejo para Conservação (CGESP).

Imagem: site do ICMBio

Mais informações sobre o plano, acesse o link.