Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Especial Salipi: Laurentino Gomes fala sobre a trilogia 1808, 1822 e 1889

Especial Salipi: Laurentino Gomes fala sobre a trilogia 1808, 1822 e 1889

Um dos conferencistas mais aguardados do Salão do Livro do Piauí 2014 se apresentou na noite desta segunda-feira (02). O jornalista e escritor Laurentino Gomes participou do Bate-papo Literário e, em seguida, do Seminário Língua Viva com "Uma conversa sobre o livro 1889".

Laurentino Gomes no Bate-papo Literário do Salipi 2014

"O conferencista desta noite dispensa apresentações. É um jornalista que mostra como a história pode ser contada de forma fascinante", foram com essas palavra que o professor Cineas Santos apresentou Laurentino Gomes.

Laurentino Gomes fala sobre a trilogia: 1808, 1822 e 1889

Pela terceira vez no Salipi, Laurentino manteve a empatia com o público ao proferir uma conferência em tom descontraído e didático. "O escritor tem que ir ao encontro do leitor. O Piauí, em especial o Salipi, tem contribuído para divulgação dos meus livros", disse o jornalista, que possui o título de cidadão honorário piauiense concedido pela Assembleia Legislativa do Piauí.

Paranaense de Maringá, Laurentino Gomes trabalhou em grandes veículos de comunicação como a Revista Veja. Mas, foi como autor de "1808", que conquistou projeção nacional. O livro sobre a fuga da corte portuguesa de D. João VI para o Rio de Janeiro é um best-seller e o primeiro da trilogia que inclui também: "1822", sobre a Independência do Brasil, e o recém-lançado "1889", que trata da Proclamação da República.

O escritor participa pela terceira vez do Salão do Livro do Piauí

Na obra "1808", o autor relata em um dos capítulos a participação da Batalha do Jenipapo, ocorrida na cidade piauiense de Campo Maior, no processo de Independência do Brasil. "A Batalha do Jenipapo demonstra o envolvimento das várias regiões no processo de Independência do Brasil", explicou o escritor.

Após falar sobre suas experiências profissionais e do processo de pesquisa para elaboração dos livros, o autor respondeu perguntas do público. Questionado sobre a escolha das três datas para os títulos da trilogia, Laurentino explicou: "Esses três livros explicam a construção do Brasil, a forma como nós nos construímos como nação independente. A nossa cultura de Estado está impregnada nessas três datas - 1808, 1822 e 1889".

A didática é um dos segredos do sucesso literário de Laurentino. "Geralmente, escrevo focado em um público adolescente. Pesquiso com profundidade para escrever de forma leve e compreensível". O autor também atribui à sua profissão de jornalista a capacidade de escrever com clareza: "Sou um jornalista que escreve livro-reportagem. O jornalista tem a função de decodificador de fatos".

Apesar do pedido dos leitores para que continue a escrever obras na mesma linha da trilogia, Laurentino deixou claro que 1889 finaliza a série. Mas, disse que seguirá como autor de livro-reportagem. É aguardar o próximo lançamento!!

Ao final, o escritor atendeu seus leitores e autografou livros no stand da livraria Entrelivros.

Salipi 2014

A 12ª edição do Salão do Livro do Piauí é uma realização da Fundação Quixote em parceria com a Universidade Federal do Piauí. O evento acontece de 30 de maio a 08 de junho, no Espaço Rosa dos Ventos, Campus UFPI, em Teresina. Com o tema "Quem não lê não vê", o Salipi é aberto ao público e conta com programação para todas as faixas etárias.

Confira a programação desta terça-feira (03):

Bate-papo Literário

Palestras do 17° Língua Viva