Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor Ricardo Arraes participa do SALIPI
Início do conteúdo da página

Professor Ricardo Arraes participa do SALIPI

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Seguindo a programação do Salão do Livro do Piauí (SALIPI), na manhã desta segunda-feira (02), o Prof. Dr. Ricardo Arraes participou da palestra do Seminário Língua Viva que aconteceu no Cine Teatro. O professor falou sobre seu livro Batalhão de Suez. A 12º edição do SALIPI acontece no espaço cultural Rosa dos Ventos na UFPI.

A obra, resultado da tese de doutorado de Ricardo Arraes, defendida em 2009 na Universidade Federal Fluminense, relata a história de 14 piauienses que participaram da 1ª missão de paz realizada pela ONU. A missão ocorreu na Faixa de Gaza e durou 10 anos (1957-1967), período em que tal região do Oriente Médio apresentou relativa paz entre palestinos e israelenses. Pelo feito, o Prêmio Nobel da Paz de 1988 foi destinado às Forças de Paz da ONU, do Batalhão de Suez.

Prof. Dr. Ricardo Arraes, autor do livro "Batalhão de Suez: História, Memória e Representações dos Soldados Brasileiros"

Durante o seminário, o autor destaca como foi o processo de produção da obra, falou sobre os desafios de estabelecer a subjetividade e sobre o contexto social em que o livro está inserido.

Na ocasião foi colocado um trecho do documentário sobre o livro Batlhão de Suez, que será lançado nessa terça-feira (03), no auditório Noé Mendes. Usando a metodologia da História Oral, o professor colheu depoimentos dos participantes da missão reunindo o relato oral da memória de cada um dos combatentes da missão.

SALIPI

Segundo a professora Creuza Castro, o SALIPI é visto como um evento marcado no calendário da cidade, além de proporcionar o incentivo a leitura. "O Salão do Livro representa nesse período um marco para nós, é sempre um grande destaque, e neste ano gostei do espaço aqui na UFPI, vejo fatores positivos", afirma.

Confira a programação do SALIPI no site.

SALIPI: confira a programação do Seminário Língua Viva.

 

Fim do conteúdo da página