Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Egressa da UFPI apresenta artigo em Congresso Internacional de Jornalismo

Egressa da UFPI apresenta artigo em Congresso Internacional de Jornalismo

Analisar o jornalismo investigativo praticado pelos jornais impressos de Teresina. Esse foi um dos objetivos da pesquisa de Juliana Dias, que teve o artigo selecionado entre os 10 melhores para o Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo.

O artigo intitulado "O Jornalismo Investigativo nos Jornais Impressos de Teresina, Piauí" foi fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Juliana no Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí - UFPI, apresentado em março deste ano, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Cristiane Portela. "Desde o começo, a ideia era fazer um trabalho que pudesse fomentar, de alguma maneira, a prática do jornalismo investigativo em nível local", diz a pesquisadora.

Da esquerda para a direita: Prof.ª Dr.ª Cristiane Portela, Juliana Dias, Prof. MsC. Cantídio Filho e Prof.ª Dr.ª Samantha Castelo Branco

Em entrevista ao site da UFPI, Juliana fala sobre a sua motivação para estudar o tema, explica como a pesquisa foi desenvolvida e da emoção de se apresentar em um Congresso Internacional.

1. O que a motivou a pesquisar sobre jornalismo investigativo? E como a pesquisa foi desenvolvida?

O que me motivou foi a experiência, durante a graduação, em veículos de comunicação locais. Há o senso comum de que, no Piauí, não se produz jornalismo investigativo. Mas, pude observar na prática que há um esforço nesse sentido, mínimo que seja, por parte de alguns jornais daqui. O principal objetivo da pesquisa era verificar isso cientificamente: se o jornalismo investigativo está presente ou não nos jornais impressos de Teresina. Foram quatro meses de estudo, com o auxílio da professora Cristiane Portela. Primeiro, foi preciso refletir sobre o próprio conceito de jornalismo investigativo, que ainda é controverso. Essa modalidade não é só denúncia, por exemplo; pode ser interpretação, resgate histórico... Após a análise dos jornais, entrevistei jornalistas que atuam nesses veículos. Ao final, pude constatar que esses periódicos produzem, sim, reportagens investigativas, ainda que pouquíssimas.

2. Como você avalia o jornalismo investigativo praticado no Piauí?

É muito incipiente. O que preocupa é a quase ausência do jornalismo de investigação nos jornais locais. Isso nos interessa mais, por enquanto, do que criticar a qualidade do que vem sendo produzido. Então, como pesquisadora, a gente se questiona por que uma modalidade tão importante, que tem oferecido grandes contribuições sociais, é quase inexplorada na imprensa local. Claro que há uma série de dificuldades: falta investimento, interesse das empresas de comunicação; falta preparo das equipes jornalísticas. Esses problemas, aliás, não acontecem só aqui, mas, no Piauí, o fato de a mídia ser extremamente dependente do meio político torna a situação mais complicada: fica difícil expor determinados fatos.

3. Quando acontece o Congresso?

Trata-se de um seminário (I Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo). O Congresso Internacional está em sua nona edição, mas, pela primeira vez, inclui uma sessão para pesquisas científicas em torno do tema. Foram selecionados dez trabalhos, que serão apresentados durante o encontro, entre os dias 24 e 26 de julho, em São Paulo. É uma forma de estimular o debate e inovações nessa área.

4. Para finalizar, conte um pouco como é ter um trabalho entre os 10 melhores em um congresso internacional?

É uma satisfação enorme. Desde o começo, a ideia era fazer um trabalho que pudesse fomentar, de alguma maneira, a prática do jornalismo investigativo em nível local; despertar em outros alunos o interesse pela área, para que se debata mais o assunto na Academia, nas redações, porque é necessário que a imprensa investigue mais e melhor. O interessante é que, tendo aceitado meu trabalho, o congresso, mesmo sendo internacional, está abrindo espaço para que se discuta também a realidade e os desafios da imprensa local em diferentes estados, a exemplo do Piauí, onde há muitos problemas. Mas será um momento para se pensar também em soluções, novos caminhos para o jornalismo de investigação. Irão participar grandes jornalistas e pesquisadores, de vários países. Dentre os que tiveram artigos selecionados, a maioria já é referência nessa área. Será uma oportunidade única para aprender mais sobre temas atualíssimos, conhecimento que gostaria de levar adiante e dividir com outros interessados no assunto.