Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza abertura da primeira especialização em drogas do Piauí

UFPI realiza abertura da primeira especialização em drogas do Piauí

Na noite dessa quinta-feira (15), foi realizada a abertura do Curso de Pós-Graduação "Atenção Integral ao Consumo e aos Consumidores de Substâncias Psicoativas no Estado do Piauí". A solenidade aconteceu no Cine-Teatro da Universidade Federal do Piauí, no Campus de Teresina.

O curso é promovido pelo Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (CETAD/FMB/UFBA), em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD/MJ), a Coordenadoria de Enfrentamento as Drogas (CEDROGAS) e o Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP) da UFPI. Foram oferecidas 40 vagas para profissionais de nível superior completo que atuam com questões relacionadas a drogas na rede pública municipal, estadual ou federal.

Estiveram presentes na solenidade o Pró-Reitor de Ensino e Pós-Graduação da UFPI, Prof. Dr. Helder Nunes; o coordenador geral do curso e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Dr. Antônio Nery;  a coordenadora da CEDROGAS, Jeannette de Moraes Souza; o coordenador do NESP/CRR, Prof. Dr. José Ivo dos Santos Pedrosa; o Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Dr. Vitore Maximiano, além de professores e estudantes de diversos cursos e instituições.

Representando a Administração Superior da UFPI, Prof. Dr. Helder Nunes falou da importância da realização do curso na universidade. "Ficamos muito felizes em termos sido a universidade escolhida para tratar de um assunto tão importante", afirmou.

Prof. Dr. Helder Nunes representando a Administração Superior da UFPI

Em seu pronunciamento, o Prof. José Ivo ressaltou que a questão das drogas tem que ser discutida nas instituições de ensino. "Que as questões discutidas no curso sejam temas de nossa preocupação, que a universidade comece a dialogar sobre os problemas da contemporaneidade", ressaltou.

Prof. Dr. José Ivo Pedrosa fala da importância do tema

O Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Dr. Vitore Maximiano lembrou que o curso é a primeira especialização em drogas no Piauí. Segundo ele, a realização do curso se deve especialmente à parceria do governo com as universidades. "As instituições de ensino têm contribuído para capacitar profissionais que trabalham com questões relacionadas às drogas. Esperamos que seja o primeiro de muitos cursos no Estado do Piauí e em todo o país".

Secretário ressalta a parceria do governo com as universidades

O coordenador geral do Curso, Prof. Dr. Antônio Nery, encerrou a solenidade com um discurso motivacional aos profissionais que trabalham com a temática de drogas no Estado. "Eu tenho dito que as drogas não pensam, não tem alma, não amam, não são nada. São apenas produtos químicos que funcionam sempre do mesmo modo e nas mesmas circunstâncias. Nós, humanos não. Os humanos são diferentes na sua essência. Cada um de nós é único na sua existência. Cada um vive as suas próprias vicissitudes e escreve a sua história", disse.

Ao final, os professores assinaram a ata que instala formalmente o curso de especialização em drogas na UFPI.

Prof. Dr. Antônio Nery, da UFBA, fala das drogas

O curso

Com uma carga horária total de 425 horas, o curso ocorrerá na UFPI em um período aproximado de um ano e meio com encontros mensais, em horário integral. A especialização é gratuita e conta com a experiência dos profissionais responsáveis pelo primeiro e segundo cursos de pós-graduação lato sensu sobre drogas da UFBA, realizado entre 2009 e 2013.

Presentes no Cine-Teatro da UFPI