Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PPG em Enfermagem realiza defesa de Dissertação de aluna do Paraguai

PPG em Enfermagem realiza defesa de Dissertação de aluna do Paraguai

Última atualização em Segunda, 29 de Abril de 2024, 16h59

DSC_0073_1.JPG

Da esquerda para a direita: Professora Livramento Figueiredo; Mestranda Mirna Elizabeth Benegas Villamoyor; e Coordenadora do PPGEnf, Rosilane Brito

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (PPGEnf/CCS/UFPI) realiza, nesta terça-feira (30/04), a defesa da aluna paraguaia Mirna Elizabeth Benegas Villamoyor. A mestranda tem como título de sua pesquisa "A Situação Laboral dos Cuidadores Formais de Idosos Dependentes na cidade de Assunção, Paraguai".

Mirna, que diz estar honrada em poder realizar sua pesquisa na UFPI, conta que seu maior desafio como pesquisadora foi a barreira linguística. "Para mim, tive um desafio muito grande com os idiomas, na forma de fazer a investigação. E é uma honra para mim ser parte da Universidade Federal do Piauí", afirma.

DSC_0062_copy.JPG

Discente do PPGEnf, Mirna Elizabeth Benegas Villamoyor

A estudante pôde entrar no Programa de Pós-Graduação através da Associação Paraguaia de Enfermagem, que possui convênio com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Ela conta que participou de um processo seletivo, no qual ela competiu e apresentou um trabalho. Após isso, Mirna conseguiu garantir sua vaga no PPG em Enfermagem na UFPI.

Sua Defesa de Dissertação do Mestrado acontece presencialmente no Auditório do PPGEnf/CCS/UFPI, no Campus Ministro Petrônio Portella quando, em Teresina, onde ela apresentará para comunidade universitária da UFPI a realidade dos cuidadores formais de idosos no período pandêmico em Assunção, Paraguai.

DSC_0068_copy.JPG

Professora Maria do Livramento Fortes Figueiredo (PPGEnf/CCS/UFPI)

Seu trabalho foi orientado pela professora Maria do Livramento Fortes Figueiredo (PPGEnf/CCS/UFPI) e co-orientada pela professora Maria Antonieta Rubio Tyrrell (Professora Emérita da UFRJ).

A professora Maria do Livramento reforça que o Programa de Enfermagem avançou no índice de internacionalização. "Hoje nós temos mais de 20 alunos de outros países. E a Mirna é uma dessas que está vindo agora. Eu já orientei alunos da Colômbia, estou com uma aluna de doutorado do Peru e a Mirna do Paraguai. Então, a gente tem avançado bastante na questão da internacionalização e, principalmente, a solidariedade e a nucleação de nossas linhas de pesquisa nos países do Mercosul e da América Latina, pois eles têm muita fragilidade ainda em relação à Pesquisa", explica.

A professora destaca ainda que o PPG em Enfermagem, programa que possui nota 5 na Avaliação dos Programas de Pós-Graduação, deve ter a nota elevada pelo forte crescimento no índice de internacionalização. Maria do Livramento acredita que o Programa deva chegar à nota 6 ainda nesse quadriênio.

DSC_0071.JPG