Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PIBID Geografia conclui atividades com oficinas em escolas de Teresina

PIBID Geografia conclui atividades com oficinas em escolas de Teresina

Última atualização em Terça, 16 de Abril de 2024, 14h24

C:UsersHPDownloadsWhatsApp Image 2024-04-16 at 10.29.32.jpeg

Oficina de Teatro Geográfico realizada na Unidade Escolar Freitas Neto conduzida pela atriz e Profa. Maria Edinete Vieira

O Núcleo de Geografia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, do Campus Ministro Petrônio Portella, sob a coordenação da Profa Andrea Lourdes Monteiro Scabello, realizou ações pedagógicas, em conjunto com os bolsistas/voluntários e supervisoras, nas escolas – campo,  como forma de encerrar as atividades do Edital Capes nº 23/2022.

No dia 26 de março, na Unidade Escolar Prefeito Freitas Neto, realizou-se o Dia da Geografia na Escola, com a supervisão da professora Sonaly Ribeiro dos Santos. A atividade envolveu alunos do Ensino Médio e do Ensino Fundamental II (anos finais), em experiências que contribuíram para a ampliação dos conhecimentos geográficos nas escalas locais e mundiais, utilizando estratégias e recursos didáticos diversificados.

No período da manhã os estudantes do Ensino Médio participaram das oficinas: “Teatro Geográfico” organizada pelos bolsistas Dinalva de Oliveira Pereira, Maria Clara Galvão da Silva e Emerson Brendo Monteiro de Abreu, conduzida pela  atriz e professora mestranda Edinete Maria Vieira (PPGGEO-UFPI) e da “Cartografia Afetiva” ministrada pela voluntária Ádila Eloisa Penha Lima e bolsista Carolina Fernanda Azevedo Costa, com apoio do voluntário Abraão Barbosa Lemos. Assim como, inseriram-se no jogo “Passa ou Repassa Geográfico” organizado pelos bolsistas Zhainny Beckman de Souza e Lucas Gabriel Sena Freire.

No período vespertino as atividades envolveram os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, que participaram do jogo “Passa ou Repassa Geográfico” e das oficinas “Cartografia Afetiva” e “Geotintas”. Esta última foi ministrada pelos bolsistas Francisco Kawan Rocha Bacelar, Paulo Ricardo Miranda da Costa e voluntário Abraão Barbosa Lemos.

C:UsersHPDownloadsWhatsApp Image 2024-04-16 at 10.22.25.jpeg

Debate e Palestra sobre a questão da Palestina, conduzida pelos bolsistas/voluntários do PIBID/Geografia  e estudantes do Ensino Médio, com a presença do Prof. Raimundo Jucier Sousa de Assis

No dia 12 de abril, no CETI Zacarias de Góis (Liceu Piauiense), a equipe de bolsistas e voluntários organizou com os estudantes do Ensino Médio um debate sobre a questão da Palestina, supervisionado pela Profa Cláudia Martins Assunção, contando com presença do Prof. Raimundo Jucier Sousa de Assis, coordenador do Laboratório de Geopolítica do Curso de Licenciatura em Geografia da UFPI.

Os estudantes do Ensino Médio apresentaram as justificativas para o conflito entre Israel e Palestina demonstrando aspectos históricos que explicam o momento atual. O Prof. Raimundo Jucier fortaleceu a discussão com a palestra intitulada “A questão da Palestina: território, neocolonialismo e faixa de sacrifício”.

C:UsersHPDownloadsWhatsApp Image 2024-04-15 at 16.36.59.jpeg

Oficina de Geotintas conduzida por Aline Maria Libânio da Silva na Escola Municipal Noé Fortes

Nas primeiras semanas de abril, sob a supervisão da Profa Maria Neroneide Ramos Leite, a equipe de bolsistas da Escola Municipal Noé Fortes, elaborou recursos didáticos relativos aos objetos de conhecimento estudados no Ensino Fundamental (anos finais).

De acordo com o relato dos pibidianos, esse momento de conexão entre a Universidade, a Escola e a criação de recursos didáticos foi importante para conhecer cada vez mais a realidade dos alunos. Além disso, foi um momento de muita interação e ampliação dos conhecimentos geográficos, no sentido de evidenciar as potencialidades da Geografia para a formação do pensamento crítico.