Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI sedia I CIARD, discutindo sobre Argumentação, Retórica e Discurso

UFPI sedia I CIARD, discutindo sobre Argumentação, Retórica e Discurso

Última atualização em Segunda, 15 de Abril de 2024, 10h52

Foto_1.jpeg

Equipe de organização do I CIARD

A UFPI sediou, no período de 8 a 10/04, o I CIARD – Colóquio Internacional sobre Argumentação, Retórica e Discurso. O evento aconteceu no CT (Centro de Tecnologia) e CCHL (Centro de Ciências Humanas e Letras), e foi promovido pelo NEPAD – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso, com apoio da Capes, Programa de Pós-graduação em Letras e dos cursos de graduação em Letras da UFPI: Português, Inglês, Francês e Libras.

Foto_2_2.jpeg

Professores Clevis Lima (UFPI); Cristiane Dias (Unicamp); Maraisa Lopes (UFPI); Greciely Costa (Unicamp) e monitora Alexsandra

Os cerca de 200 participantes do evento, entre professores, pesquisadores e estudantes, discutiram sobre o papel e as tendências da argumentação na sociedade contemporânea, materializadas nos mais diversos tipos discursivos: religioso, político, científico, literário, midiático, jurídico, dentre outros. Chamaram a atenção as pesquisas sobre a argumentação desenvolvida pela Inteligência Artificial.

Foto_3_1.jpeg

Patrícia Tomaz (doutoranda PPGEL/UFPI); alunas Edinalda e Glória (Letras-Português Parfor/UFPI-Castelo); Adriana Rodrigues (professora SEMEC-Caraúbas-PI); Prof. João Benvindo (UFPI)

O Colóquio teve início na segunda-feira, 08/04, no auditório do CT, com apresentação cultural do grupo de capoeira Virtude e do músico e professor piauiense Vagner Ribeiro. Em seguida, aconteceu a palestra intitulada “O excesso do acusador e o silêncio do herói: a sentença de Tiradentes”, ministrada pela Profa. Eni Orlandi (Unemat/Unicamp) e mediada pela Profa.  Cristiane Dias (Unicamp). Na tarde do mesmo dia foi realizada a mesa redonda “Reverberações brasileiras da semiolinguística: questões teóricas e analíticas”, ministrada pelas professoras da Universidade Federal Fluminense: Beatriz Feres, Rosane Monnerat e Patrícia Ribeiro. A mesa foi mediada pelo professor João Benvindo (Nepad/UFPI).

No segundo dia do evento, a discussão foi iniciada com a palestra “A reinscrição do triunvirato retórica-dialética-lógica nas atuais abordagens integradoras da argumentação”, ministrada Pelo Prof. Eduardo Piris (UESC) e mediada pelo doutorando do PPGEL/UFPI, Max Rocha. À tarde, aconteceu a mesa redonda “Discurso, sujeito e políticas” ministrada pelos professores Helson Flávio (UFAL), Cristiane Dias e Greciely Costa (Unicamp), mediada pela professora Maraisa Lopes (Nepad/UFPI).

Foto_4_1.jpeg

Simpósio coordenado pelos professores Franklin Oliveira e Marcos Helam (UESPI)

No dia 10/04, último dia do evento, foi realizada a mesa redonda “Argumentação e Retórica no texto e no discurso” com a participação dos professores Franklin Oliveira (UESPI), Deywid Wagner (UFAL) e Eduardo Pantaleão (UNEAL). A fala foi mediada pelo Prof. José Nildo (IFAL). A conferência de encerramento ficou a cargo do Prof. Argus Romero, da Universidade de Buenos Aires, que tratou do tema “A política como guerra mítica” e foi mediada pela doutoranda Patrícia Tomaz (PPGEL/UFPI).

O evento contou também com 10 Simpósios nos quais foram apresentadas cerca de 100 comunicações orais, além de 7 minicursos e apresentação de 20 pôsteres. A previsão é de que a próxima edição do colóquio aconteça em 2025, em Maceió. Para o Prof. João Benvindo, coordenador geral do evento, o CIARD foi um marco pós-pandemia na história da UFPI. “É gratificante ver as salas, auditórios e corredores do CCHL novamente lotados de pessoas, compartilhando experiências e socializando saberes. É como se o nosso campus tivesse cheio de vida, novamente”, afirmou o professor.

Foto_5.jpeg

Mesa-redonda no auditório do CCHL