Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Pró-Reitora de Extensão e Cultura participa do 1º Seminário Nacional em Formação em Saúde e Curricularização da Extensão

Última atualização em Quarta, 10 de Abril de 2024, 09h48

WhatsApp Image 2024 04 10 at 08.43.23

A Pró-Reitora de Extensão e Cultura (PREXC) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Deborah Dettmam, participou do I Seminário Nacional sobre Formação em Saúde e a Curricularização da extensão: desafios e perspectivas para o SUS nos dias 2 e 3 de abril. O evento, organizado pelo Ministério da Saúde, aconteceu em Brasília e teve como público participante os Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Federais, Estaduais e Municipais, além de Diretores dos Centros de Ciências da Saúde ou representantes dos Departamentos/Áreas de Saúde Coletiva das Universidades Públicas Federais, Estaduais e Municipais.

O seminário foi realizado com o objetivo de promover reflexões sobre as necessidades de formação para o SUS e a Curricularização da Extensão como oportunidade de avanços na produção de novos saberes e práticas que contribuam para a consolidação do SUS no contexto nacional, além de identificar necessidades específicas de formação para o SUS, considerando as singularidades regionais do País, discutir os marcos legais da Curricularização da Extensão no contexto contemporâneo e a formação profissional para o SUS e seus principais desafios contemporâneos, dentre outros.

Segundo a professoa Deborah Dettmam, participar da ação é essencial para aprimorar as práticas de extensão nas instituições e comunidade de modo geral. "O propósito era fortalecer parcerias entre a Universidade e o Ministério da Saúde, a fim de que o Programa de Curricularização da Extensão possa fortalecer o Sistema Único de Saúde e propiciar a melhora de atendimento na paridade para os usuários desse programa”, explicou a pró-reitora.

Confira a programação do evento aqui.