Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Rádio Universitária da UFPI conquista prêmio de Jornalismo Ambiental em Teresina

Última atualização em Sexta, 09 de Fevereiro de 2024, 16h46

WhatsApp Image 2024 02 09 at 15.23.29

Equipe da Rádio Universitária presente no evento. Da esquerda para direita: Diretor da Rádio, Prof. Silvio Henrique Barbosa; bolsista Natália Costa, o colaborador tercerizado, Radialista Pedro Melo; e os bolsistas Giovanna Rêgo, Kadu Andrade, Miguel Andrade e Sávio Alencar

Os alunos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) seguem conquistando prêmios e destaques importantes para a sociedade piauiense e comunidade acadêmica. Na quinta-feira (8), a equipe da Rádio FM Universitária recebeu o 4° Prêmio Águas de Teresina de Jornalismo Ambiental, por uma matéria produzida pelo estudante de Jornalismo Carlos Eduardo “Kadu” Lima Andrade, na categoria de produção estudantil universitária.

Para o Diretor da Rádio Universitária, Prof. Sílvio Henrique Barbosa, essa conquista é de extrema importância, pois mostra o reconhecimento do trabalho realizado pelos estudantes na Instituição. "É muito gratificante para o curso de Jornalismo ver nossos alunos competindo de igual para igual com profissionais respeitados do mercado radialista teresinense. A reportagem preparada por Carlos Eduardo, que foi premiada e reconhecida como a melhor na categoria universitária, é também um grande incentivo para sua carreira, que já começa com uma premiação", afirmou.

Além disso, o radialista Pedro Melo, colaborador terceirizado da Rádio, destacou como foi coordenada a produção da matéria vencedora. "Sempre incentivo todos os repórteres a participarem de séries especiais na rádio, como uma forma de aumentar seu portfólio, adquirir novas experiências no jornalismo e, consequentemente, ter a chance de participar de premiações como essa do Prêmio Águas de Teresina. Na matéria de Kadu Andrade, sentamos juntos e revisamos todo o texto, fazendo correções, acrescentando e retirando trechos sonoros e fazendo os ajustes finais, assim como nas matérias dos outros quatro repórteres que também participaram. Todo esse cuidado com a produção resultou em uma excelente matéria, que levou o prêmio na categoria universitária", complementou.

Já para o vencedor, Kadu Andrade, o momento foi de agradecimento e reconhecimento do aprendizado. "Agradeço primeiro a Deus por me conceder essa vitória. Foi o primeiro prêmio de jornalismo em que participei e ganhar logo de cara torna-se inesquecível. Além de aprender mais sobre o tema, o que mais gostei ao fazer a matéria foi tratar sobre a economia com os gastos na saúde pública a partir do esgotamento sanitário adequado, que traz dignidade para a população teresinense", concluiu o estudante.

WhatsApp_Image_2024-02-09_at_13.38.07_1.jpeg

O aluno de Jornalismo vencedor da categoria, Carlos Eduardo Andrade (Kadu Andrade)

A premiação, que ocorreu em um restaurante na zona leste da capital, reuniu profissionais de diversos veículos de comunicação. A solenidade foi criada visando ampliar a discussão sobre saneamento básico, estimulando a produção de reportagens que abordam temas como os impactos positivos do esgotamento sanitário na saúde, no desenvolvimento social e na preservação ambiental.

Além do aluno vencedor, do Prof. Silvio Barbosa e do Colaborador Radialista Pedro Melo, estiveram presentes os bolsistas Natália Costa, Giovanna Rêgo, Miguel Andrade e Sávio Alencar, que também concorreram com matérias próprias sobre jornalismo ambiental na premiação.

Como prêmio, Kadu Andrade recebeu uma estatueta do evento e um tablet.