Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI fortalece internacionalização com visita do Embaixador do Japão ao Complexo de Badminton

Última atualização em Quarta, 31 de Janeiro de 2024, 08h57

CONSUL_DO_JAPAO_NO_BADMINTON-39.jpg

Embaixador do Japão, Teiji Hayashi, ao lado do Reitor Gildásio Guedes, em visita ao Complexo de Badminton da UFPI

A Universidade Federal do Piauí recebeu, nesta terça-feira (30), a visita do Embaixador do Japão, Teiji Hayashi. Na oportunidade, o diplomata esteve presente no Complexo de Badminton da UFPI para conhecer a estrutura do lugar que ostenta 120 medalhas nacionais, 40 medalhas internacionais, com 11 clubes filiados, batendo a marca de 250 atletas registrados em competições oficiais.

Nesse sentido, o encontro teve por intuito estreitar as relações entre a Universidade e a Embaixada do Japão, possibilitando as chances de mobilidade acadêmica, e outras parcerias, que proporcionam a produção de conhecimento e a troca de experiências.

CONSUL_DO_JAPAO_NO_BADMINTON-12.jpg

Da esquerda para a direita: O Diretor do CCS, Arquimedes Cardoso; o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes; o Embaixador do Japão, Teiji Hayashi; e o Coordenador de Programas, Projetos e Eventos de Cultura, Esporte e Lazer, Sérgio Galan

Para o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, o Complexo de Badminton da Universidade representa um importante espaço para treinamento de atletas e recepção de eventos esportivos. "Nós somos a terceira potência das Américas em Badminton e já estivemos, em 2023, em 160 pódios, 140 nacionais e 20 internacionais, então este é o projeto social que temos a honra de estar a serviço", declara.

De acordo com o Coordenador de Programas, Projetos e Eventos de Cultura, Esporte e Lazer da UFPI, Sérgio Galan, o Japão saiu de pouco resultado no Badminton, em nível Olímpico, para medalhista de ouro em apenas quatro anos, fator que evidencia o desenvolvimento do país no esporte. "Estamos procurando desenvolvimento no esporte, então, uma grande parceria que poderíamos procurar seria o intercâmbio cultural e esportivo entre Japão e Brasil", complementa.

CONSUL_DO_JAPAO_NO_BADMINTON-17.jpg

Embaixador do Japão, Teiji Hayashi

Segundo o Embaixador do Japão, Teiji Hayashi, o encontro no Complexo de Badminton pode significar uma oportunidade para os atletas piauienses. "Podemos pensar no intercâmbio de atletas de badminton e outros esportes. O Japão e o Brasil têm uma longa história de cooperação na área esportiva, por exemplo o judô e o futebol. Então temos esse tipo de laço, queremos estreitar mais as relações entre o Japão e o Brasil", relata.

CONSUL_DO_JAPAO_NO_BADMINTON-2.jpg

Atleta de Badminton, Klecivan Silva

As expectativas com a visita estão altas entre os atletas. Klecivan Silva, de 14 anos, pratica o badminton desde os 4 anos de idade e já participou de 9 campeonatos nacionais, tendo perdido apenas um deles. "A gente aprende muito vendo os japoneses jogando, se algum dia um de nós for para lá vai ser uma oportunidade de aprender novas técnicas para aumentar o nosso nível no esporte", infere o rapaz.

CONSUL_DO_JAPAO_NO_BADMINTON.jpg

As gêmeas Sofia Rodas e Paula Rodas realizam seus treinamentos no Complexo de Badminton da UFPI

Atestando a qualidade do Complexo da UFPI, alguns intercambistas vindos do Paraguai, se mostraram muito contentes com a experiência praticando aqui no Piauí. Alejandro Ávalos, Sofia Rodas e Paula Rodas estão aqui por um período exclusivamente para desenvolver sua prática no badminton. "Não desperdicei a oportunidade porque sei que este é um dos melhores clubes que tem no Brasil, daqui saem os que vão para seleção. Estou aprendendo muito e minha experiência é muito boa, vou voltar muito melhor", declara o rapaz.

CONSUL_DO_JAPAO_NO_BADMINTON-7.jpg

Momento do plantio de árvore na frente do Complexo de Badminton

Em sua visita, o Embaixador plantou uma árvore na frente do Complexo de Badminton, além de assinar o Mural de Boas-Vindas e jogar uma partida de badminton com um dos atletas locais.

Na ocasião, também estiveram presentes o Pró-Reitor de Planejamento, Luís Carlos Sales; a Assessora Internacional da UFPI, Juliana Paz; o Diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Arquimedes Cardoso; o Presidente da FAPEPI, João Xavier da Cruz Neto; além de demais membros da comunidade acadêmica e atletas de Badminton.

Confira mais fotos:

CONSUL_DO_JAPAO_NO_BADMINTON-19.jpg