Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Cursos gratuitos são oferecidos pelo Inglês Sem Fronteiras da UFPI

Cursos gratuitos são oferecidos pelo Inglês Sem Fronteiras da UFPI

A Universidade Federal do Piauí oferece turmas do Inglês Sem Fronteiras desde janeiro deste ano. O curso é gratuito e oferece aos alunos 4 horas de aula presenciais semanais com a participação de assistentes estadunidenses. A divulgação do Programa tem contribuído para o crescimento da procura por turmas do IsF na UFPI. "É um curso bom e totalmente gratuito. Os alunos estão percebendo que é uma oportunidade que não pode ser perdida", afirma a coordenadora do IsF/UFPI, Prof.ª Dr.ª Beatriz Gama.

Segundo a coordenadora, os alunos das turmas mais avançadas tem sido aprovados no TOEFL. "É interessante que esses alunos participem das aulas do IsF até a data da viagem como forma de desenvolver as competências necessárias que eles irão precisar quando estiverem numa universidade onde as disciplinas e a socialização serão em inglês", aconselha.

Desde a implantação do Programa CsF, a UFPI já enviou 200 intercambistas. Mas, segundo a coordenadora do IsF na UFPI, muitos alunos não se inscrevem no CsF por medo da língua estrangeira. "Os alunos não devem perder essa oportunidade por medo do novo idioma. Quando se está imerso no país, você aprende a língua com mais facilidade. E, para participar de intercâmbio, a pessoa deve estar disposta e ser flexível a mudanças", afirma.

Beatriz Gama, Coordenadora do IsF/UFPI

Beatriz Gama diz que a experiência do intercâmbio acadêmico é definida em inglês pela expressão "break through", que numa tradução livre quer dizer "mudança de pensamento". "Quando se tem a oportunidade de viver em outro país, passe-se a ter uma nova visão a partir da cultura de outro povo. Acredito que no momento em que se aprende uma nova língua, a gente se torna uma pessoa diferente".

Além de professora, Beatriz é mãe de Tiago Gama, egresso da UFPI que participou da primeira edição do CsF. Na época, Tiago passou um ano nos Estados Unidos. Ao retornar ao Piauí, concluiu a graduação em Ciências da Computação e foi contemplado com bolsa de mestrado e doutorado pelo Governo Japonês. Beatriz conta que a experiência do CsF foi um diferencial determinante nessa conquista. "Ele era o único candidato que tinha passado um ano estudando em uma universidade dos Estados Unidos. A gente tem certeza que isso foi um grande diferencial que contribuiu para a conquista da bolsa de estudo integral". [Confira a matéria com Tiago Gama].

Tiago Gama fez intercâmbio na Universidade Bucknell, em Lewisburg, Pensilvânia (EUA)

De acordo com relato de profissionais e estudantes, os alunos de graduação que participam de programa de internacionalização têm um diferencial que a maioria dos estudantes não tem. Isso abre portas tanto para o mercado de trabalho como para cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado).

Participação de professores assistentes nativos

Os cursos oferecidos pelo IsF contam com a participação de professores assistentes norte-americanos. A função deles é auxiliar os professores que ministram as aulas colaborando para a fluência da língua. Neste ano, a UFPI conta com cinco bolsistas norte-americanos, entre eles está Erik Larson, natural de Minneapolis, cidade localizada no estado do Minnesota (EUA).

Além de colaborar com o ensino da língua inglesa, Erik aproveita para aprender o português e conhecer a cultura brasileira. Ele explica que estudou português sozinho."É muito interessante, pois estou aqui ensinando o inglês, mas também estou aprendendo o português. Essa experiência me ajuda a compreender qual a melhor forma de ensinar os alunos", relata em um português quase fluente.

Sobre as diferenças culturais, Erik destaca o calor humano dos brasileiros: "As pessoas são muito amáveis no jeito de falar e cumprimentar, características que me impressionam".

Erik Larson é professor assistente do IsF/UFPI, Natural de Minneapolis, cidade localizada no estado norte-americano do Minnesota

A presença de professores assistentes é resultado da parceria entre a Capes e a Fullbright (entidade binacional que promove, desde 1957, intercâmbio educacional de alto nível entre o Brasil e os EUA). Os cinco bolsistas ficam no Brasil até novembro de 2014.

Professores do IsF/UFPI

Os professores que ministram aulas no IsF passaram por seleção que incluiu a prova do TOEFL com rendimento excelente, acima de 600 pontos. A maioria dos professores do IsF/UFPI é aluno ou profissional formado do Curso de Letras Inglês da Universidade. O norte-americano Erik Larson disse estar impressionado com o domínio do inglês pelos professores: "Não esperava ter colegas com um nível tão bom de inglês. Também me impressionei com o nível dos alunos".

Adriano Alcântara, professor do IsF/UFPI e aluno do Curso Letras Inglês

Inglês Sem Fronteiras da UFPI oferece 260 vagas

Período de Inscrição: 30 de abril a 8 de maio.

Público de interesse: alunos da UFPI de graduação - curso regular, PARFOR e EaD (a partir do 2º período) e pós-graduação, desde que tenham cursado até 90% da carga horária do curso.

Cursos: 32h (duração de dois meses) - aprimoramento da língua

64h (quatro meses) - preparação para o TOEFL (Test of English as a Foreign Language).

O início das aulas está previsto para a segunda semana de maio.

Inscrições: No site do IsF (http://isf.mec.gov.br/).

Antes de realizar a inscrição, o aluno deve estar atento a três pré-requisitos:

1 - Ter inscrição ativa no My English Online (MEO);
2 - Ter atingido no mínimo o Nível II no teste de nivelamento do MEO;
3 - Ter concluído no mínimo uma unidade do MEO.

Mais informações: Departamento de Letras da UFPI (86) 3215-5782, no site isf.mec.gov.br e na página facebook.com/isf.ufpi.