Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > NUJOC faz entrega de material digitalizado ao Arquivo Público do Piauí

NUJOC faz entrega de material digitalizado ao Arquivo Público do Piauí

O Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizou nesta terça-feira, (01), a solenidade de entrega de parte do material digitalizado durante o ano de 2013 ao Arquivo Público do Piauí. O Projeto Memória do Jornalismo Piauiense visa conservar a memória da produção jornalística do estado, e é de autoria da Prof. Dra. Ana Regina Rêgo.

Foram entregues 29 DVDs, com mais de 3.000 fotogramas contendo jornais do século XIX e XX. A autora do projeto, Prof.ª Dr.ª Ana Regina, declarou que "a ideia do projeto é democratizar o acesso aos objetos de pesquisa e ao conhecimento. Os jornais são digitalizados, recebem um tratamento de imagem e são arquivados para acesso dos pesquisadores da UFPI e de qualquer outro lugar. Futuramente os arquivos serão colocados em um site, outra proposta já em andamento."

O Pró- Reitor de Pesquisa da UFPI, Prof. Dr. Pedro Vilarinho, participou da entrega dos arquivos digitalizados e destacou a importância do projeto. "É uma proposta muito interessante, sob qualquer ponto de vista da história, da memória e da conservação desse acervo. Mais que preservar os jornais, o objetivo é possibilitar que as informações contidas lá, que falam da nossa história e do cotidiano da cidade possam estar acessíveis aos pesquisadores".

Prof.ª Dr.ª Ana Regina fala sobre o projeto ao Pró- reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho

O projeto conta com parcerias como o Programa de Educação Tutorial (PET) - História, o Núcleo De Pesquisa, Documentação e Memória (NUPEM), também recebe apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto conta com mais de 10 pessoas envolvidas, entre elas mestrandos, bolsistas dos cursos de comunicação, história e educação.

A diretora do Arquivo Público do Piauí, Terezinha Cortez, ao receber os arquivos relatou que "o projeto chegou em momento oportuno, pois haviam muitos jornais inutilizados, e quando a prof. Ana Regina apresentou o projeto ficamos muito contentes, porque é um material que não fazia parte do arquivo e é algo exclusivo do Piauí; ainda há muito para ser feito, mas já está disponível bastante material para os pesquisadores", finalizou a historiadora.

Terezinha Cortez recebe os arquivos digitalizados pelo Pró-Reitor de Pesquisa, Pedro Vilarinho

Estavam presentes também no evento, o tutor do PET- História, João Kennedy; o professor de comunicação e diretor da FM Universitária, Paulo Fernando; bolsistas e colaboradores do projeto. O projeto Memória do Jornalismo Piauiense faz parte do NUJOC, vinculado ao Departamento de Comunicação Social e ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM).

Professores, bolsistas e colaboradores participam da entrega dos arquivos