Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Mais de 11 mil alunos realizam matrículas curriculares no primeiro dia
Início do conteúdo da página

Mais de 11 mil alunos realizam matrículas curriculares no primeiro dia

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

As matrículas para o período letivo 2014.1 dos cursos de graduação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) estão sendo realizadas até esta quarta-feira (02). Nas primeiras 18 horas desta segunda (31) , foram contabilizadas mais de 11,2 mil matrículas para todos os campus, o que corresponde a 45% do total de alunos ativos da Instituição. 

O percentual significativo de matrículas no curto espaço de tempo se deve ao esforço conjunto do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), da Diretoria de Administração Acadêmica (DAA) e dos docentes. O diretor do NTI, Professor André Macedo avalia a importância deste diálogo permanente para manter a qualidade dos serviços oferecidos pela UFPI.

A divisão de tarefas entre DAA e NTI, conforme as competências de cada um, agiliza a resolução de problemas que os alunos venham a identificar. Nos últimos quatro períodos letivos, as matrículas foram realizadas por meio do sistema SIGAA, que vem passando por melhorias constantes.

É preciso enfatizar que até o momento, enfrentamos problemas inicias de instabilidade no sistema, entretanto os mesmos foram sanados com a adição de mais uma instância de reserva para apoiar o processo de matrícula. Grande maioria dos problemas identificados nas matrículas estão relacionados à oferta de disciplinas. Vale ressaltar que o processo de matrícula depende de um planejamento das ofertas das disciplinas. Exemplos como choque de horários entre duas disciplinas selecionadas durante a matrícula, disciplinas que não ofertadas, reservas para estrutura curricular, entre outros aspectos refletem a importância de um bom planejamento das turmas e disciplinas do período. Em caso de dúvidas, é importante que o ponto focal do aluno seja o coordenador de seu curso, e o Coordenador possa ajudar o aluno tirando dúvidas ou investigando cada caso para que sejam tomadas as devidas providências.

Muitos problemas enfrentados no momento da matrícula não são provocados pelo sistema SIGAA. Tentamos incentivar a participação dos coordenadores dos cursos de graduação da UFPI durante esse processo. Os coordenadores têm o papel de intermediar o diálogo entre o aluno e os setores responsáveis pela correção. Além disso, eles podem auxiliar a realização da matrícula conforme o caso específico de cada estudante, interagindo diretamente com ele.

Mesmo com a greve dos servidores técnicos administrativos, a Coordenação de Sistemas vem se empenhando para manter o padrão de atendimento e serviços oferecidos pelos Sistemas SIG junto a Pró-reitoria de Graduação.

Confira aqui o Relatório Quantitativo de Solicitações de Matrículas 2014.1.

Fim do conteúdo da página